Saúde Indígena recebe frota de 11 automóveis para melhorar atendimento na Região do Baixo Amazonas

_A iniciativa busca oferecer melhores condições de trabalho para a equipe e ampliar o suporte às ações de saúde, beneficiando diretamente os pacientes indígenas_

//

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Parintins realizou, nesta quarta-feira (10), a cerimônia oficial de entrega da nova frota de veículos que passará a atender a região. O evento aconteceu na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e contou com a presença do coordenador do órgão, Mecias Júnior, do prefeito de Parintins, Mateus Assayag, do presidente da Câmara Municipal, Cabo Linhares, do bispo Dom José Albuquerque, do ex-prefeito de Barreirinha e pai do coordenador do Dsei Parintins, Mecias Sateré, além de lideranças indígenas.

De acordo com Mecias Júnior, o Dsei Parintins passa a contar com 11 automóveis, o que marca o início de um novo contrato de prestação de serviços. A iniciativa busca oferecer melhores condições de trabalho para a equipe e ampliar o suporte às ações de saúde, beneficiando diretamente os pacientes indígenas atendidos pela unidade.

“A gente estava sem carro para atender, mas a licitação foi feita, o contrato foi assinado e a empresa disponibiliza agora 11 carros para atender os nossos pacientes, tanto no trajeto do aeroporto, quando chegam em situação de emergência, quanto para aqueles que estão em tratamento na cidade, levando-os da Casai (Casa de Saúde Indígena) para o hospital e para os postos de saúde, fazendo esse transporte necessário”, destacou o coordenador da unidade.

Mecias Júnior ressaltou ainda que os novos veículos irão atender os municípios do Baixo Amazonas, como Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá.

O Dsei Parintins é uma unidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde. Ele atende centenas de famílias indígenas em áreas de difícil acesso e os veículos são considerados fundamentais para garantir o transporte de profissionais, insumos e de pacientes, fortalecendo a rede de atenção à saúde.

Texto e foto: Gilson Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *