_Caso ocorreu na zona Norte da capital; Polícia Militar abriu procedimento disciplinar e Polícia Civil instaurou inquérito para apurar crime e possíveis maus-tratos_
//
Dois policiais militares foram afastados das atividades de rua e são alvo de investigações administrativas e criminais após atropelarem e matarem dois cães na noite deste domingo (01/02), no bairro Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. O fato, registrado por câmeras de segurança, mostra a viatura passando por cima dos animais, que estavam parados na avenida Coronel Sávio Belota, e seguindo viagem sem parar.
A Polícia Militar do Amazonas informou que, ao tomar conhecimento do caso, determinou a imediata identificação dos envolvidos e a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar pela Diretoria de Justiça e Disciplina. Em nota, a corporação afirmou que “não compactua com a conduta apresentada” e que a apuração será conduzida com rigor.
Após o atropelamento, os policiais foram localizados e conduzidos ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar depoimento. A Polícia Civil do Amazonas instaurou um inquérito policial para apurar o crime. O caso será encaminhado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (DEMA), responsável pelas investigações e pelas providências legais cabíveis. Equipes da PC foram ao local do ocorrido para realizar as diligências necessárias.
A tutora dos animais, a comerciante Maria Paulete, relatou que presenciou o atropelamento e afirmou que a viatura não parou para prestar socorro. Os cães tinham 10 e 7 anos de idade, e um deles deixa quatro filhotes.
O incidente ganhou repercussão nas redes sociais, ocorrendo em meio ao debate nacional sobre maus-tratos a animais, ampliado recentemente após a morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis (SC). As investigações em Manaus prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias do ocorrido.


