_Órgão ambiental aprovou a simulação de emergência, uma das últimas etapas para a concessão da licença de perfuração, mas pediu ajustes no plano de proteção à fauna_
//
O Ibama aprovou, na quarta-feira (24), o teste de segurança que a Petrobras precisa realizar para explorar petróleo na região da Foz do Rio Amazonas. Esse teste, chamado de Avaliação Pré-Operacional, é uma simulação de como a empresa agiria em caso de um acidente.
A autorização, no entanto, veio com condições. O Ibama determinou que a Petrobras faça melhorias no seu plano de proteção aos animais da região, garantindo que ele esteja adequado às necessidades locais. O órgão recomendou que a licença de fato seja concedida apenas depois que a equipe técnica verificar que essas correções foram feitas.
A Petrobras informou que vai revisar o plano e apresentar uma nova versão até sexta-feira (26). Caso obtenha a licença ambiental final, a empresa poderá iniciar a perfuração de um poço para investigar a existência e o potencial de petróleo no bloco FZA-M-59, localizado a 175 km da costa do Amapá.
A petroleira justifica a exploração na área afirmando que a demanda por petróleo no Brasil e em países vizinhos continua crescendo, devendo ser maior em 2050 do que foi em 2021.