Comunidade da Boca da Valéria recebe lançamento do curta-metragem A Luz da Serra

Filme retrata transformação social através do projeto Palafita & Arte e emociona moradores durante exibição

No último sábado, 27 de setembro, a comunidade ribeirinha da Boca da Valéria, na divisa entre Amazonas e Pará, foi palco do lançamento do curta-metragem A Luz da Serra. Produzido pela Parintins Filmes e realizado pelo Instituto Serra da Valéria, o filme registra um momento histórico: a inauguração das 38 casas revitalizadas com arte pelo projeto Palafita & Arte, idealizado pelo artista Freyzer Andrade.

Dirigido por David Huxiley e com roteiro assinado por Freyzer Andrade, o curta busca revelar a força, a beleza e a esperança de uma comunidade amazônica que se reinventa. O projeto contou com apoio cultural da Coral Tintas e apoio institucional da Amazon Best e Nexus Films.

A sessão de estreia reuniu cerca de 50 comunitários. Entre eles, estava Evelyn Barbosa, mãe de Kaike Barbosa, ator principal do curta. Emocionada com a participação do filho, ela compartilhou sua alegria.

“Pra mim foi muito emocionante, é a primeira vez do meu filho e eu me sinto lisonjeada. Ele é uma criança agitada e, com a ajuda do Freyzer e da equipe, foi tudo maravilhoso. Eu não imaginava que o resultado seria esse”, celebrou.

A moradora Vilma Barroso, reforçou o impacto da produção para a comunidade.

“Eu achei uma coisa muito bonita, foi algo muito importante pra nossa comunidade. Eu espero que daí pra frente seja uma evolução e alcançar algo maior. Nós que somos ribeirinhos precisamos que venha mais luz pra nós”, destacou.

Para o roteirista e criador do projeto Palafita & Arte, Freyzer Andrade, o curta simboliza a transformação já em curso.

“Palafita & Arte trouxe mudança pra comunidade da Valéria como um todo, e o sentimento de hoje é gratidão. Todos gostamos muito do filme e não faltarão oportunidades pra exibir o filme em escolas e instituições mundo afora. A mensagem mais importante que queremos deixar é acreditar que é possível, acreditar na mudança. Apesar de parecermos isolados aqui, acredite nos seus sonhos que com certeza dará certo”, enfatizou o idealizador.

O filme tem ainda exibições previstas na europa para o primeiro semestre de 2026, promovidas pela gravadora das músicas que são trilha sonora do filme, a OneWorld Records.

A Luz da Serra reafirma o encontro entre arte, cinema e transformação social na Amazônia, e abre caminhos para que a história da Boca da Valéria seja compartilhada em outras regiões do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!