_Vereadores expressaram solidariedade a Babá Tupinambá e cobraram postura institucional após agressão cometida por secretário da Prefeitura_
//
A 50ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Parintins, realizada na manhã desta segunda-feira (20), foi marcada por manifestações de solidariedade ao vereador Babá Tupinambá (PP). O parlamentar foi agredido no último dia 14 de outubro pelo secretário de Cerimonial da Prefeitura, Edwan Oliveira, durante as festividades alusivas aos 173 anos de fundação do município.
Durante a sessão, diversos vereadores utilizaram a tribuna para expressar indignação com o episódio e reafirmar o compromisso da Casa Legislativa com o respeito entre os poderes, bem como a defesa da integridade física e moral de seus membros.
Os 12 vereadores presentes se manifestaram em apoio a Babá Tupinambá: Cabo Linhares (PL), Alex Garcia (PSD), Naldo Lima (PODE), Adson Príncipe (PL), Fábio Cardoso (PODE), Fernando Menezes (Republicanos), Telo Pinto (Avante), Márcia Baranda (União), Julvan Medeiros (PSD), Azamor Pessoa (MDB), Flávio Farias (União) e Marcus Cursino (União).
O presidente da Câmara, vereador Cabo Linhares, lamentou o ocorrido e afirmou que o Legislativo não aceitará qualquer ato de desrespeito contra seus integrantes. Ele anunciou que será emitida uma nota oficial de apoio ao vereador Babá Tupinambá.
“É inadmissível que um representante do povo seja agredido no exercício de suas funções. A Câmara repudia qualquer ato de violência e se solidariza com o colega parlamentar”, declarou Linhares.
Outros vereadores também relataram episódios de desrespeito por parte do secretário de Cerimonial. O vereador Adson Príncipe, afirmou que, em outra ocasião, Edwan Oliveira o impediu de entrar no camarote durante a festa de Ano Novo da cidade, mesmo sabendo que ele era vereador. Já Julvan Medeiros relatou que, ao solicitar uma cadeira para o pai se sentar ao seu lado, o secretário teria respondido que o assento só poderia ser usado “lá atrás”.
O vereador Naldo Lima comentou a repercussão do caso nas redes sociais e destacou o impacto emocional da agressão.
“Na segunda-feira só se falava nas redes sociais sobre a polêmica dos vereadores e o Boi Garantido, e na terça, o assunto era o vereador Babá Tupinambá e o secretário Edwan Oliveira, que roubaram a cena. Eu estive com Babá durante toda a festa, ele estava feliz. Sou pai, e doeu ver a filha dele chorando ao presenciar a cena. Estão desrespeitando esta Casa, nós fomos eleitos pelo povo”, desabafou.
O vereador Telo Pinto lembrou que não é a primeira vez que um secretário do atual governo se envolve em situações de agressão, pedindo mais equilíbrio e respeito nas relações institucionais.
A vereadora Márcia Baranda também condenou o comportamento do secretário, “Violência gera violência. O Edwan, sendo cerimonialista, jamais poderia ter feito o que fez. Se se sentiu ofendido, deveria ter chamado um segurança, não agir da forma como agiu”, criticou.
A sessão terminou em clima de união e solidariedade, com os parlamentares reforçando o compromisso da Câmara Municipal com o diálogo, a democracia e a harmonia entre os poderes, princípios fundamentais para o bom funcionamento do Legislativo em Parintins.


