Apreensão de Tartarugas no Porto de Parintins Expõe Rota do Tráfico Animal

Operação conjunta resgata 49 tartarugas da Amazônia transportadas ilegalmente em condições precárias; três animais não resistiram.

Um carregamento ilegal de 49 tartarugas adultas da Amazônia foi interceptado na tarde de quarta-feira (24) no Porto de Parintins (a 369 km de Manaus). A ação, deflagrada a partir de uma denúncia anônima, foi realizada por equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema), Marinha do Brasil e Polícia Militar.

Os animais eram transportados de forma cruel no porão de uma embarcação proveniente de Santarém (PA). Estavam amontoados e escondidos em meio a outros tipos de carga, incluindo botijões de gás, em condições consideradas precárias pela fiscalização. O proprietário do barco foi detido no local.

Após a apreensão, as tartarugas foram levadas para a sede da Sedema para avaliação. Das 49, três foram encontradas mortas e várias outras apresentavam sinais de debilitação. O secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, afirmou que os animais seriam provavelmente levados para outro destino ainda naquela noite.

“Eles estavam numa situação muito ruim dentro do barco, bem amassadas, algumas já estavam mortas. Agora os procedimentos serão tomados, com multa administrativa. Cada animal tem multa estimada em R$ 5 mil, que será lavrada no nome do proprietário da embarcação ou de quem ele indicar como responsável pela carga”, afirmou.

A Polícia Civil registrou a ocorrência e investiga o caso. O proprietário da embarcação prestou depoimento e foi liberado. A equipe técnica da Sedema fará a soltura dos animais em local apropriado, conforme avaliação da ocorrência da espécie na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!