Governo do Estado anuncia auditoria e promete contratar funcionários do Hospital Padre Colombo para salvar a unidade de saúde
11 de dezembro de 2019Primeira mulher eleita para direção da Ufam Parintins, Sandra Helena agradece votação da comunidade acadêmica
12 de dezembro de 2019Avante
De acordo com o empresário Fabrício Rocha, o partido dele, o Avante, que é liderado no Amazonas pelo ex-governador David Almeida, terá pré-candidatos a prefeito em todo o Baixo Amazonas. Ele é o pré- candidato natural da sigla em Barreirinha, sua terra, e em Parintins, deve ser o servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas João Vinícius Tavares Lago.
O projeto de lançar mais de 30 candidaturas em todo o Estado segue a orientação do presidente nacional da legenda Deputado Federal Luiz Tibé e foi o compromisso de David Almeida quando assumiu o partido no Amazonas.
João Vinicius
Presidente do Avante Parintins, João Vinicius parabenizou a criação da coluna e afirma que tem bastante novidades para serem anunciadas em breve. O jovem político tem pouca rejeição na cidade, antes de se filiar ao Avante foi disputado por outros partidos e vem conversando com lideranças da Ilha. Há alguns meses teve um encontro com o empresário do ramo de segurança pública Nonato Caldeira, mas ainda não se sabe se entre os dois vai ter uma futura aliança política.
Votação Surpreendente
João Vinicius surpreendeu em 2016 na eleição para a presidência do Boi Caprichoso, a única que disputou. Ainda pouco conhecido pela massa e com uma campanha modesta obteve mais da metade dos votos de Babá Tupinambá, que venceu o pleito com uma grande estrutura e estava há mais tempo pedindo voto. Na época o empresário Babá não compareceu ao debate promovido pela TV Em Tempo Parintins no Hotel Amazon River, pois alegou que a chapa do concorrente não iria discutir propostas e sim promover ataques contra sua vida pessoal.
Babá na TV
E por falar em Babá Tupinambá, o ex- presidente do Caprichoso, bicampeão do Festival pelo bumbá (2017/2018) não esconde de ninguém que adora aparecer na mídia. “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, é uma frase bastante usada pelo empresário em discussões nas redes sociais e em grupos de WhatsApp App. Após fazer barulho na cidade quando entrou para a classe dos mototaxistas, notícia que teve mais de 18 mil acessos no Parintins Press, Babá vai estrear em breve seu programa independente na TV A Crítica Parintins, que será chamado “Tamo Junto”.
Babá Na TV II
Segundo o empresário e mototáxi a autorização para começar o programa já foi dada pelo diretor presidente da emissora, Dissica Calderaro, e tá definindo os últimos detalhes da equipe que vai gravar o programa e fazer as matérias.
“Chego nesta quinta em Parintins. Se tudo der certo na outra quinta a gente estreia primeiro o programa na internet e provavelmente na primeira semana de janeiro na TV A Crítica”, disse Babá em contato com a coluna. Ele vai apresentar o “Tamo Junto” ao lado do DJ Adelino Aguiar. Adelino já tem experiência no ramo e também foi diretor de finanças na gestão do ex-presidente no Caprichoso.
Babá na TV III
Tupinambá deixou claro que seu programa não vai falar de politica. Será um programa popular, com show de calouros, brincadeiras, entrevistas, quadros e bastante interação com o publico.
Saudade da Presidência
Sem cargo político no momento – Babá Tupinambá esta com saudade de exercer o cargo de presidente. Menos de um mês após se tornar mototaxista com a compra de uma concessão (para poder atuar na categoria), Babá pode concorrer a presidência da Cooperativa dos Mototaxistas de Parintins (Coopmoto), já de olho na eleição municipal de 2020, da qual é pretenso pré-candidato a Câmara Municipal. Ele também já recebeu convite para concorrer a presidente da Associação de Moradores do Bairro Dejard Viera.
Marcia Baranda
Na política da Ilha não podemos esquecer da presidente do MDB local, Márcia Baranda, uma das mais bem sucedidas empresárias da cidade, ex-presidente do Boi Caprichoso (2011-2013). Em 2016, Márcia, candidata de primeira viagem, polarizou a disputa com Bi Garcia pela prefeitura do município, mas com menos apoio político do que o concorrente a empresária foi a segunda mais votada com mais de 12 mil votos e fortaleceu seu nome na terra do boi-bumbá.
Márcia Baranda II
Em 2018 Márcia desistiu de concorrer a assembleia do estado e apoiou a vereadora Nega Alencar para o cargo de deputada estadual. Nega obteve cerca de 8 mil votos. Para tentar se manter em evidência entre os eleitores, Baranda apresenta o programa Caldeirada nas manhãs da Rádio Tiradentes FM. Toda semana como é tradicional ela sai do estúdio para fazer o programa na casa de um ouvinte, onde também prepara a famosa caldeirada, mostrando que também tem habilidade na cozinha segundo reportagem do jornalista Marcio Costa. Semana passada Márcia participou da formatura do programa Bombeiros Mirins, do qual é madrinha.
Nega Alencar
Maria Alencar, a Nega, do PSD, única vereadora de oposição da Câmara Municipal de Parintins , tem investido bastante no seu marketing pessoal em busca de voos mais altos na política. A parlamentar, além de apresentar um programa independente na TV Em Tempo local, intensificou viagens para a zona rural e as caminhadas pelas ruas da cidade. Sempre simpática, Nega faz selfies com o povo e já publicou fotos pegando carona com motataxi, mesmo sem precisão.
No páreo
Com 19% das intenções de votos, segundo a última pesquisa feita pelo Instituto Pontual, empatada tecnicamente na segunda colocação com Juscelino Melo Manso (PSB) Nega se sentiu mais confiante na possível disputa pela prefeitura. A vereadora, usa ultimamente boa parte de seu tempo nas sessões da Câmara para cobrar e criticar a atual gestão. Ela e Juscelino juntos tem mais votos que o atual prefeito (34% a 29%, de acordo com a pesquisa). No passado Nega já foi aliada da gestão do ex-prefeito Alexandre da Carbras (que na época também era do PSD) e isso é motivo de boa parte da sua rejeição.
Articulação
Semana passada Maria Alencar esteve num evento do PSC Mulher (em Manaus) representando o PSD Mulher. No encontro a vereadora publicou uma foto ao lado do Governador Wilson Lima (PSC). Ela apoiou o jornalista no segundo turno da eleição estadual do ano passado após o candidato do seu partido (Omar Aziz) ter ficado apenas na quarta colocação no primeiro turno com uma fraca votação na Ilha.
Apoio Governador
O governador Wilson Lima, até o momento, não declarou apoio para nenhuma provável pré-candidatura a prefeitura de Parintins, e ainda é cedo para isso. Mas uma coisa é certa: o apoio do principal político do estado deve pesar bastante no jogo político local.
Apoio Governador II
No segundo turno da eleição para governador – Wilson Lima recebeu apoio dos principais nomes da oposição Tupinambarana: Juscelino Manso (PSB), Márcia Baranda (MDB), Nega Alencar (PSD) e Messias Cursino (ex vice-prefeito). O prefeito Bi Garcia (PSDB) caminhou ao lado do ex-governador Amazônico Mendes, que concorria à reeleição pelo PDT, e foi massacrado nas urnas pela ‘onda do novo’.
Apoio Governador III
Mesmo sem o apoio do prefeito na eleição passada – Wilson Lima e Bi Garcia tem uma relação diplomática. O governador agradeceu a votação história em Parintins e recentemente destinou investimentos para a saúde do município e realiza operação de recapeamento asfáltico e recuperação de vias da cidade em parceria com a prefeitura.
Juscelino Melo Manso
Presidente do PSB local e da OAB Parintins, Juscelino Melo Manso vem firme e forte com seu projeto político. Bem nas pesquisas para prefeito, o advogado em um encontro do partido do governador em Manaus, aparece em fotos ao lado do vice-governador Carlos Almeida (PRTB) e do presidente do PSC Parintins, empresário Dodó Carvalho. Com três mandatos de vereador e um de presidente da Câmara Juscelino comenta que só deve concorrer em 2020 se for para prefeito e garante está pronto e não teme o possível confronto com Bi Garcia.
Bolsa Universitária
Juscelino voltou a cobrar da prefeitura o cumprimento da Lei municipal 0351/2005, de sua autoria, que trata da ajuda que o município deve dar aos acadêmicos parintinenses, carentes, matriculados em cursos não oferecidos em Parintins. A reportagem sobre a bolsa universitária teve mais de 200 compartilhamentos no PARINTINS PRESS e muitos jovens também questionaram porque o município não cumpre a lei. Será perseguição política? Enquanto isso quem perde é a juventude parintinense.
Décimo terceiro
O prefeito Bi Garcia (PSDB) antecipou para a próxima sexta-feira, dia 13 de dezembro, o pagamento do 13º salário aos funcionários públicos municipais.
De acordo ele – a antecipação segue a política de valorização do funcionalismo público estabelecida pelo governo municipal, mas essa mesma política não aconteceu em anos anteriores. Será que o prefeito está tentando agradar os eleitores? Se sim ou não o pagamento injetará cerca de R$ 6 milhões na economia local.