Filme brasileiro vencedor do Festival de Cannes será exibido na UEA Parintins
9 de dezembro de 2019UBS Fluvial atende mais de 400 pessoas no Limão de Cima e Paraná de Parintins
9 de dezembro de 2019
PREFEITO A BORDO
O prefeito Frank Bi Garcia (PSDB) voltou a ser manchete negativa na imprensa estadual com a reportagem intitulada “Bi Garcia ‘engorda’ salário em R$ 261 mil com pagamento de diárias em três anos”, publicada no Radar Amazônico. O tucano, de acordo com o site, passou nesse período – 330 dias fora da cidade, ou seja, 11 meses viajando as custas do povo parintinense. Segundo o Radar, os dados foram apurados no Portal da Transparência da Prefeitura de Parintins. O prefeito alega que as viagens são em busca de investimentos para o município.
REVITALIZAÇÃO
Em busca da reeleição e o quarto mandato como prefeito, Bi Garcia vem anunciado algumas obras na cidade há menos de um ano da eleição municipal. Uma delas é a revitalização do campo de futebol do bairro Itaúna I. O espaço, localizado ao lado da Escola Municipal Lila Maia, receberá iluminação de LED e toda a área vai ser telada para resguardar as residências próximas. Segundo o prefeito, o trabalho visa proporcionar esporte e lazer aos moradores durante o dia e noite.
OPOSIÇÃO
Um dos primeiros colocados nas pesquisas para a Prefeitura em 2020 e opositor ferrenho da atual gestão, o advogado Juscelino Manso se articula e conquista apoios para viabilizar sua candidatura. Ele esteve em Manaus neste fim de semana onde particou do I Seminário do PSC no Amazonas. Diferente de 2016, o ex-presidente da Câmara, que agora preside a OAB Parintins e o PSB local, não deve aceitar ser candidato a vice.
Juscelino, além de realizar ações sociais na cidade, mostra os problemas da ilha na série “Parintins Pode Ser Melhor”, em seu canal no You Tube. Em 2014, quando foi candidato a deputado estadual, apesar de fazer uma campanha simples, teve mais voto em Parintins do que o atual vice-prefeito Tony Medeiros, que na época tentava a reeleição para a assembleia do estado.
BETO FARIAS X TELO PINTO
Aliados da atual gestão, o clima não anda nada bom entre o vereador Beto Farias (Podemos) e o presidente da Câmara Municipal, Telo Pinto (PSDB). Isso porque Beto vem cobrando transparência na prestação de contas da casa legislativa. “O parlamento tem que combater a corrupção. Não me calarei diante disso, quando, principalmente, estou amparado. O que estamos exigindo são documentos desta Casa, o que eu peço é apenas transparência. A minha postura é somente de fiscalizar”, disparou o vereador durante uma sessão.
BETO FARIAS X TELO PINTO II
Telo não deixou barato as declarações do colega parlamentar. Por ter sido alvo de uma série de acusações, o presidente foi categórico, ao afirmar que segue todas as determinações do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) e que o relatório de execução financeira e orçamentária sempre ficou à disposição no Portal da Transparência. “Sou de família humilde, aprendi a viver corretamente, andar sempre no caminho do bem e nunca da maldade. Nunca armei e tramei contra qualquer tipo de pessoa. Minha índole não é essa”, respondeu Telo. Vamos esperar os próximos capítulos.
BAJULADORES
A vereadora Maria Alencar (PSD), a Nega, também pretensa candidata a prefeitura de Parintins, em 2020, criticou a postura dos colegas na sessão da Câmara desta segunda-feira, 09. Segundo Nega, os vereadores também deveriam fiscalizar o prefeito e chamou os aliados da gestão atual de “puxa sacos”. Durante discurso no plenário Raimundo Almada, com um documento em mãos, Maria Alencar afirmou que o município perdeu uma verba de R$ 4,3 milhões para a saúde por incompetência administrativa e que a cidade vive um retrocesso com muitos desempregos.
CANDIDATURAS JOVENS
O Partido Social Cristão (PSC), comandado em Parintins pelo empresário Dodó Carvalho, deve ter candidaturas de jovens lideranças para a Câmara Municipal. Uma delas, é do estudante Carlos Cid, de 21 anos, que colocou seu nome a disposição do partido e recebe apoio do presidente Dodó e também do deputado estadual Saulo Viana, com quem aparece em fotos nas redes sociais.
CANDIDATURAS JOVENS II
Outros partidos também devem lançar candidatos jovens para o pleito. No PSB, há a pré-candidatura do marinheiro e empresário Jhonatas Fragata, que também tem 21 anos. Ele retorna a Parintins nesta semana, onde participará de algumas ações sociais.
CANDIDATURAS JOVENS III
No PT tem Alex Eduardo Barbosa, de 18 anos, que no ensino fundamental e médio se destacou nos movimentos estudantis. No PDT deve ser lançado como candidato a vereador o estudante de jornalismo Arcenildo Souza, de 24 anos, (que é representante discente da Ufam Parintins, e filho do Distrito Caburi), e também Luan Cavalcante (professor de educação física, um dos administradores do Ginásio Elias Assayag e coordenador técnico dos Jogos Escolares de Parintins).
*Acompanhe a coluna todas as segundas, quartas e sextas