Wilson Lima confirma novo Prosai em Parintins
21 de outubro de 2019Lixeira: prefeitura faz festa para assinar documento que a obriga a resolver em dois anos problema que não resolve há décadas
22 de outubro de 2019Animais foram monitorados em 2018 e atingiram o tamanho que permite a sobrevivência no habitat natural. Monitoramento é feito por comunitários
Mais de mil filhotes de quelônios foram devolvidos à natureza na Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá, na região do Lago do Miau, na zona rural de Nhamundá (a 383 km de Manaus em linha reta). A soltura das espécies de Tracajá (Podocnemis unifilis) e Tartaruga (Podocnemis expansa) tem o objetivo de garantir a conservação dos animais na natureza. A atividade foi realizada até a quarta-feira (16) no âmbito das ações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
De acordo com o gestor da APA Nhamundá, Otávio dos Santos, a devolução dos animais à natureza é resultado do trabalho dos comunitários que participam do monitoramento ambiental para preservação das espécies. Eles são capacitados pela Sema para realizar a atividade voluntariamente.
“Embora estejamos no período de coleta dos ovos, a equipe está realizando a soltura dos animais que foram monitorados em 2018 e atingiram o tamanho que permite a sobrevivência deles na natureza. A maioria desses monitores são comunitários capacitados pelo Agentes Ambientais Voluntários (AAV) formados dentro da Unidade de Conservação. É um momento de união para o bem dos animais”, afirmou.
A soltura das espécies é resultado do trabalho de monitoramento de quelônios, por meio do Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso Sustentável de Recursos Naturais (Probuc), realizado em 13 unidades de conservação estaduais gerenciadas pela Sema. A ação foi promovida pela secretaria em parceria com a prefeitura municipal de Nhamundá e secretaria municipal de Meio Ambiente.
Soltura em segurança
As comunidades ribeirinhas têm papel essencial no cuidado com os quelônios do Amazonas. São eles que, juntamente com a equipe da Sema e com os AAV, monitoram as chocadeiras nas praias e coletam os ovos, protegendo-os de predadores. Todos os ovos são guardados e recebem os cuidados para garantir a eclosão e que os animais atinjam um tamanho adequado para serem devolvidos à natureza em segurança.
Agenda ambiental
De acordo com o gestor da APA Nhamundá, a equipe da Sema irá visitar até a sexta-feira (18) mais três comunidades rurais do município para promover palestras sobre a importância da conservação dos quelônios no meio ambiente, além de fazer a coleta dos ovos. A equipe passará pelas comunidades de Arnacaru, Cutipana e Fazenda Vista Alegre.
Fonte: Portal A Crítica