“Escolinha do Caprichoso” lança campanha para abrir as portas em 2019
19 de fevereiro de 2019Confira o ensaio fotográfico das ‘Musas do Koiote’ e os preparativos da banda para o Carnailha 2019
19 de fevereiro de 2019
Por Assessoria Prefeitura Barreirinha
Dando suporte a ações de fiscalização ambiental, A Prefeitura Municipal de Barreirinha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Barreirinha (Semctram), participou no dia 14 de fevereiro, juntamente com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e Polícia Militar, de uma operação para coibir a atividade de garimpo ilegal detectado na localidade do Igarapé no Ipiranga, Rio Andirá.
No local a força tarefa encontrou diversos equipamentos instalados para a extração de minério. Ao chegar na localidade garimpada os técnicos se depararam com crateras existentes decorrentes de escavações o que indica que a garimpagem já estava há algum tempo em ampla atividade.
Feito todos as observações no local, foram apreendidos geradores de energia, bomba d’água, bomba de sucção, galões de gasolina, 08 peneiras, bateia (utensílio utilizado para obter um concentrado de minerais entre os quais o ouro), entre outros materiais. De acordo com o titular da Semctram, Marcos Bahia, as ações na região são fruto de denúncias encaminhadas pelos próprios moradores.
“Graças ao apoio logístico proporcionado pelo prefeito Glenio Seixas foi possível chegar até aquele local e fazer os procedimentos cabíveis para impedir a extração ilegal de minério e devastação ambiental, os equipamentos apreendidos estão em posse da Secretaria e faremos os procedimentos legais para o fim dos mesmos” , afirmou Bahia.
Durante a ação apenas um posseiro recebeu a equipe de fiscalização, ao ser questionado pelas autoridades o senhor não repassou informações detalhadas sobre o dono do terreno e do maquinário em operação naquele local. O IBAMA multou o cidadão em 50 mil reais.