Seduc-AM inicia implantação de 10 ações para melhoria da educação no Amazonas
4 de fevereiro de 2019Município declara status de atenção em relação à cheia de 2019
4 de fevereiro de 2019
São Sebastião do Uatumã é um pequeno município do interior do estado do Amazonas, que foi fundado a partir da povoação de Santana da Capela, em 1814, por Crispim Lobo de Macedo. Em 1880 é criada a freguesia, com sede em Santana da Capela que polariza o desenvolvimento dessa região ribeirinha do rio Amazonas.
Em 1887 é criado na área da freguesia o município de Urucará, que em 1930 é extinto, com seu território sendo anexado a Itacoatiara, para ser definitivamente restabelecido em 1935. Em fins de 1981, constavam da estrutura administrativa de Urucará os seguintes subdistritos: Urucará, Santa Maria, Capucapu, Alto Uatumã e São Sebastião e territórios adjacentes da margem esquerda do rio Uatumã são desmembrados de Urucará e passam a constituir o município Autônomo de São Sebastião do Uatumã.
Sua população, de acordo com o IBGE era de 12.451 habitantes em 2014.
Algumas cidades do Amazonas não são tão desenvolvidas turisticamente, outras porém, possuem potencial turístico amazônico, mas não são explorados como deveriam ser. O principal ponto turístico da cidade é a Igreja Matriz e a Estátua de São Sebastião
Ademais, fazem parte dos pontos turísticos da cidade de São Sebastião do Uatumã cachoeiras ao longo do curso, praias fluviais durante o verão no Rio Maripá.
Outro diferencial impar do município é a pesca esportiva praticada nos rios Uatumã e Jatapu. É fácil encontrar vídeos e fotos dos pescadores. Encontramos essas abaixo no blog do Dudu Pesca.
Por Marcus Pessoa / No Amazonas É Assim
1 Comment
Muito bom o conteúdo deste site gostei bastante.
Legal, vou compartilhar com meus amigos!