PM DESARTICULA SERVIÇO DE “DISQUE DROGA” NO MUNICÍPIO DE PARINTINS
22 de novembro de 2018Irmãos suspeitos de homicídio em Parintins são presos pela PM
24 de novembro de 2018O animal será encaminhado para Manaus e ficará num dos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)
Um filhote de peixe-boi de aproximadamente três meses de nascido, medindo 80 centímetros de comprimento foi resgatado na manhã desta quinta-feira (22) na região do Zé Açú.
De acordo com o fiscal ambiental do Ibama, Salvador Leal, os moradores da localidade acionaram o órgão porque o filhote de peixe-boi estava se debatendo nas margens do lago da localidade rural.
O engenheiro florestal Carlos Dias da UFAM que acompanhou o resgate explicou que apesar de demostrar uma ótima aparência o peixe-boi estava debilitado e estressado por conta do tempo que passou numa espécie de cercado construído pelos comunitários para mantê-lo vivo.
Salvador Leal informou que o animal será encaminhado ainda no final de semana para Manaus e ficará num dos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), aonde receberá acompanhamento de biólogos e passará por estudos e adaptações para ser solto no seu habitat natural em Balbina onde existe o Projeto Peixe-Boi.
Quanto ao sexo do animal, Salvador explicou que somente os biólogos do INPA poderão identificar, deduzindo que provavelmente a mãe foi abatida por pescadores e o filhote ficou vagando sem rumo e acabou indo para as margens do rio.
O peixe-boi foi levado para residência do servidor do Ibama e colocado num tanque d’agua onde vem recebendo alimentação (leite) até ser encaminhado para a Capital.
Nos últimos quatro anos mais de 20 exemplares do maior mamífero aquático da Amazônia já foram resgatados por interioranos em Parintins e todos foram encaminhados a Manaus, pelo menos dois exemplares não resistiram e morreram.
Por Fernando Cardoso