Boi Garantido abre canal para galera avaliar apresentação no Festival 2018
13 de novembro de 2018Começa a temporada de cruzeiros 2018 do Amazonas
16 de novembro de 2018Quinze famílias são beneficiadas com doação de sementes, palestras e acompanhamento técnico de profissionais da área
O projeto Horta Urbana Comunitária da Amazônia (Huca), da Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), financiado pelo Banco da Amazônia, incentiva o plantio de verduras e hortaliças em quintais urbanos. A iniciativa está transformando a vida de várias famílias em Parintins (município distante 369 km de Manaus) , com alimentação saudável e renda.
As atividades do Huca iniciaram em março deste ano, em uma horta laboratório que fica localizada no bairro Palmares, zona leste da cidade. Quinze famílias são beneficiadas pelo projeto e recebem além de doação de sementes, palestras e acompanhamento técnico de profissionais da área (como engenheiros agrônomos).
“Essas famílias além de terem mudado seus hábitos alimentares, sem alimentos processados e sem o uso de agrotóxicos nas hortaliças, elas podem comercializar os produtos orgânicos excedentes para a comunidade parintinense”, relata a coordenadora do Huca, Izabel Porto, que comemora o sucesso do projeto.
A dona de casa Inácia Nunes, moradora do bairro Paulo Corrêa, zona sul, é umas participantes do Huca. A jovem cuida com carinho das hortaliças no quintal da residência dela, plantadas em dois balcões de madeira, com ajuda do projeto. O que era apenas para a alimentação de casa, se tornou uma fonte de renda para a família.
“ É uma experiência muito boa que veio para nos incentivar a plantar, pois aqui em Parintins é raro ver pessoas plantando porque os produtos geralmente vem de fora. A horta urbana é um meio de nos beneficiar com uma renda, até porque não vai ser preciso a gente gastar dinheiro para comprar esses produtos em um supermercado, por exemplo”, declara Inácia.
Melhoria de vida
Outra beneficiada pela projeto foi dona Lucineide Prata, que mora no bairro União, zona sul. Ela e o esposo começaram com apenas um balcão de cheiro verde, mas depois de oito meses já são dez, e praticamente não há mais espaço no quintal. O sucesso da produção mudou a realidade da família.
“Para mim está sendo muito bom porque eu não tenho emprego e vivia antigamente em casa alugada. Agora não estou mais pagando aluguel e graças a Deus estou sobrevivendo da minha horta com ajuda do projeto”, disse contente a produtora.
Comércio
As hortaliças produzidas nos quintais urbanos estão cada vez mais conquistando o mercado local. Há dois meses os produtos orgânicos também fazem parte da alimentação dos estudantes da Escola de Artes Irmão Miguel Pascale, do Boi Caprichoso.
A merenda do educandário, feita com carinho por dona Léa Valente, recebe os ingredientes saudáveis do Huca. Com cheiro verde, tomate, couve, coentro, alface, e outros produtos, a refeição é aprovada pelos alunos. “É muito boa a merenda, maravilhosa”, avalia sorridente a estudante Mirlana Menezes, de 8 anos de idade
Fotos: Ramon Correia e Michael Paixão