Suspeito de tentar matar empresário é liberado após se apresentar na delegacia de Parintins
7 de novembro de 2018Trio parintinense intensifica treinamentos para os Jogos Escolares Brasileiro
8 de novembro de 2018Chamada “Vai pra lá! Faz a prova do Enem, cuidamos do seu neném”, a iniciativa visa defender o direito das mulheres a educação. No domingo, enquanto as mães fazem a avaliação, os amigos, com ajuda de outras pessoas, cuidam dos pequeninos, gratuitamente, no Centro de Educação Ilha do Saber
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2018, acontece domingo, dia 11. Muitas mães de bebês ou crianças pequenas tem dificuldade em ir fazer a avaliação (de ingresso a universidade) porque não tem onde deixar o filho.
Pensando em casos como esses, um grupo formado por oito jovens amigos – Alex Eduardo Barbosa, Géssica Costa, Myrna Assayag, Karla Tawany, Ivanna de Britto, Fabrine Tavares, Thaissa Thays e Raiana Tavares – criou uma rede de mulheres em Parintins (município distante 369 km de Manaus), denominada “Incluindo as Mamães Nas Universidades”.
Ação solidária
A primeira ação comunitária da rede será feita domingo, 11, data da segunda prova do exame nacional. Chamada “Vai pra lá! Faz a prova do Enem, cuidamos do seu neném”, a iniciativa visa defender o direito das mulheres ao acesso a educação superior.
Neste dia, enquanto as mães fazem a avaliação, os amigos, com ajuda de outras pessoas, cuidam dos pequeninos, no horário de 10h da manhã ás 5h da tarde, gratuitamente, no Centro de Educação Ilha do Saber, que cedeu o espaço físico para a ação.
“A ideia foi da nossa amiga Géssica Costa. Ela compartilhou com a gente e decidimos abraçar a causa e fazer a iniciativa. Também ficamos comovidos com o caso daquela moça, repercutido em todo país, que não conseguiu fazer a primeira prova do Enem, no dia 04 deste mês, porque precisou sair quatro vezes da sala de aula para amamentar sua filha”, relata o estudante Alex Eduardo.
A instituição de ensino privada fica localizada na rua alcides seixas, número 180, Conjunto Sham. A estrutura do educandário (totalmente climatizado) ficará a disposição do grupo, com brinquedoteca e sala de filmes, para proporcionar conforto e diversão as crianças.
“Que domingo chegue logo, já queremos caducar com os pequenos”, disse ansiosa a repórter e funcionária pública, Ivanna de Britto.
Para Alex Eduardo, é lamentável, que no Brasil inteiro, mulheres precisem escolher entre estudar, trabalhar e cuidar dos filhos, por falta de locais públicos adequados para receber os pequeninos, como creches de tempo integral, por exemplo.
“Estamos dispostos a fazer essa ação por amor porque a gente sabe que só é através da educação de qualidade que vamos ter um Brasil desenvolvido, seja ele economicamente ou humanamente”, ressalta o voluntário.
Doação
De acordo com Alex Eduardo, como a prova tem duração em média de sete horas, os voluntários precisam de refeição para oferecer as crianças.
“Alguns parceiros já colaboraram conosco, como o Supermercado Baranda, que nos cedeu alimentação. Se alguém puder colaborar com mão de obra, para nos ajudar, também será bem-vindo. Toda contribuição é importante, a gente agradece e ficamos muito felizes”, enfatiza o jovem.
Para colaborar com o grupo, ou saber mais informações da ação, os contatos são: (92) 98471-5672 e (92) 99311-9415
Por Geandro Soares