Polícia faz revista no presídio de Parintins e transfere 13 detentos para Manaus
11 de setembro de 2018Solitário Ypê
19 de setembro de 2018O autônomo, que vende lanche desde 1997 ao lado do Colégio Batista de Parintins, foi homenageado pela instituição de ensino.
O parintinense Carlos Alberto Nascimento Marchão, o “Seo Careiro”, de 59 anos de idade, mora na comunidade Aninga, zona suburbana de Parintins-AM. O cidadão é querido principalmente por estudantes e ex-alunos do Colégio Batista de Parintins (CBP), porque desde 1997 vende lanche e bombons, ao lado da instituição de ensino, que fica localizada na rua Coronel José Augusto, centro da cidade.
Apesar de ser um morador conhecido no município, pouca gente sabe a sua história e por que ele ganhou o apelido “Seo Careiro”. O PARINTINS PRESS foi até o local de trabalho dele e nesta reportagem você vai ficar por dentro da vida do trabalhador, amigo e pai de família.
Casado com Maria Luiza, ele tem três filhos e um neto. Carismático, tranquilo, o autônomo além de atender bem os clientes (maioria estudantes), sempre está disponível para conversar e dá bons conselhos.
“Trabalhando há 21 anos próximo do Colégio conheci gerações de alunos e professores. Aqui no Batista os jovens se preparam para a faculdade e tem um bom ensino. Muitas vezes acontece problema com alunos, e eles vem aqui comigo pedir conselho, conversar. Eu tento ajudá-los da melhor forma possível, com minha experiência de vida, para que eles possam se sentir melhor”, relata “Seo Careiro”.
Antes de vender lanche, Carlos era funcionário municipal. Com as mudanças naquela época, resolveu criar seu próprio empreendimento.
De acordo com ele, o apelido “Seo Careiro”, veio dos tempos de estudante do magistério na Escola Municipal Santa Terezinha do Aninga, após apresentação de um trabalho sobre pessoas que vinham de outras cidades venderem seus produtos em Parintins, e Carlos representou o município Careiro da Várzea.
“Eles sabiam meu nome, mas me perguntaram se podiam me dar esse apelido, então tiramos “Várzea” e só ficou Careiro, o apelido ficou durante todo esse tempo. Todo mundo gosta de chamar “Seo Careiro”, me sinto honrado em ter esse apelido”, relata Carlos Alberto.
O trabalhador, apesar das dificuldades, nunca deixou de sorrir e dar alegria a quem passa ao seu lanche.
“Naquele tempo que eu vinha pra cidade, não tinha asfalto na estrada, existiam poucos carros e motos, só passava quase carroça. Vinha pra cidade de bicicleta ou na pernada mesmo, era muito difícil”, lembra Carlos.
Homenagem
“Seo Careiro” foi homenageado pelo Colégio Batista de Parintins, no desfile Cívico no dia 05 de Setembro de 2018, Dia da Elevação do Amazonas a Categoria de Província. Emocionado e se sentindo realizado, o autônomo marchou com estudantes, ex-alunos e professores do CBP, instituição que ele considera ser sua segunda família.
Grato, o homenageado deixou uma mensagem a todos.
“Valorizem a vida, a educação, valorizem o professor, e vá em frente! Pense, foque naquilo que você quer, o caminho bom é o torto, pois por altos e baixos você chega lá e será um vencedor”, declara.
1 Comment
Ótimo site!
Parabens!!!
Desejo-lhes sucesso.