POLÍCIA MILITAR PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA EM PARINTINS
27 de julho de 2018Pesquisa aponta crescimento da Agropecuária no Amazonas na última década
1 de agosto de 2018A festa aconteceu no Mocambódromo, que tem capacidade para mais de 3 mil pessoas.
O Festival Folclórico do Mocambo do Arari, distrito localizado no meio da floresta amazônica, distante cinco horas de barco da cidade de Parintins (município distante 369 km de Manaus), aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Julho.
A região se divide em duas paixões: o Touro Branco, das cores laranja e branca, e o Espalha Emoção, das cores amarela e branca. O duelo acontece no Mocambódromo, que tem capacidade para mais de 3 mil pessoas.
O Touro Branco abriu a primeira noite de espetáculo defendendo o tema: “Amazônia, Entidade Sagrada”. Em quase duas horas de espetáculo o bumbá exaltou a natureza, a fé e cultura do povo mocambense.
“Nosso objetivo foi consagrar tudo aquilo que foi criado e fazer disso uma grande entidade. Queremos despertar nas pessoas a consciência zelar a Amazônia, patrimônio da humanidade”, relata o presidente do touro branco Jonas Cardoso.
A noite marcou a estreia da sinhazinha Dávila Oliveira, que estava ansiosa para defender o item.
“Estou realizada, hoje me apresentei com muita alegria e espero conquistar o título no meu primeiro ano de sinhazinha”, declara Dávila.
Durante a celebração tribal, surgiu o pajé, e a festa laranja encerrou com a apoteose de todos os itens para delírio da galera.
Espalha Emoção
O Espalha Emoção fez a segunda apresentação da noite. O boi amarelo e branco defendeu o tema “Caminhos de Rio”. O pescador, os seres das aguas e o caboclo da região foram retratados na figura típica regional.
“A vida do caboclo é a vida no rio, é de onde ele tira o sustento e a esperança”, destaca o vice-presidente da agremiação, Ricardo Filho.
Edilson Santana, ex-levantador de toadas do Caprichoso, fez sua estreia no item 01 do boi. O artista ficou maravilhado com a cultura local.
“É uma cultura fascinante, estou arrepiado com tudo isso que está acontecendo aqui e ao mesmo tempo grato em participar de uma festa simples, mas muito rica”, afirma Santana.
No ritual e na lenda amazônica o Espalha Emoção contou a história dos demônios e visagens que amedrontavam os povos da floresta no período da Cabanagem (1835-1840). A apresentação do bumbá encerrou com um espetáculo coreográfico ousado das tribos indígenas.
Campeão 2018
O boi-bumbá Espalha Emoção, com o tema “Caminhos de Rio” foi o ganhador do XV Festival do Mocambo 2018. Boi das cores amarela e branca obteve 837,6 pontos e o Touro Branco ficou em segundo com 834,7.