Movimento LGBT realiza Parada Gay dia 27 de junho em Parintins
22 de junho de 2018Estrelinha conquista título do Festival dos Bois Mirins 2018
25 de junho de 2018Bois cumprem suas tradicionais saídas nas ruas mediante acordo com a polícia militar.
O clima de festival toma conta dos torcedores de Parintins cidade localizada a 369 quilômetros de Manaus. A ilha já recebe os visitantes que chegam para prestigiar o grande espetáculo.
Há cinco dias do 53º Festival Folclórico de Parintins os torcedores dos bumbas Garantido e Caprichoso fizeram festa nas ruas da cidade.
O garantido começou as festividades no início da noite com a tradicional ladainha(oração, em latim) proferidas por amigos e descentes de Lindolfo Monte Verde, criador do bumbá. Em seguida, os torcedores se concentraram na frente do curral da baixa do São José e seguiu pelas ruas em direção a Catedral de Nossa senhora do Carmo.
O boi Caprichoso também foi as ruas com a nação azul e branca. A concentração foi em frente à igreja do Sagrado Coração de Jesus. Por todo o percurso o torcedor azul brincou e o boi evoluiu o redor de fogueiras. O boi de rua encerrou na Praça da Catedral do Carmo, mesmo local do destino do Boi vermelho.
Preocupada com a possibilidade de brigas entre as galeras, a Policia Militar, fez acordo com os
representantes dos bumbas. Em reunião, na tarde de domingo, 24 de junho, no quartel da Policia Militar de Parintins, ficou acertado que os dois bumbas iriam cumprir os horários estabelecidos para manter a ordem dos eventos.
Para garantir que o acordo fosse cumprido, a polícia militar se fez presente e prestou orientação aos brincantes de ambas as agremiações. Mesmo assim, teve um principio de confusão, pois um provável encontro entre as nações na praça da catedral poderia causar confronto e deixar pessoas feridas.
“Não houve prisão nem detenção de nenhum torcedor ou dirigente dos bumbas” disse Luiz Alberto Navarro comandante.
A rivalidade a flor da pele mostra a força das galeras azul e vermelha e que ambas vão querer mostrar o melhor na arena do bumbódromo.
Garantido enviou nota de repudio alegando despreparo e truculência na abordagem policial, caprichoso não se manifestou.