Brena Dianná realiza homenagem aos professores na Câmara Municipal professores em Parintins
11 de outubro de 2024Associação ACSSUS realiza evento especial no dia das crianças em parceria com ChildFund Brasil
12 de outubro de 2024A comunidade parintinense está convidada a prestigiar a exposição do Projeto Retalhos de Toada, que será realizada dia 19 de outubro de 2024, no Mirante do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, no Bumbódromo de Parintins. A exposição se trata da culminância do projeto que tem como objetivo resgatar e revelar visualmente a poesia cantada nas toadas antológicas dos bois do Festival Folclórico de Parintins, bem como homenagear os poetas toadeiros.
A exposição contará com dez painéis ilustrados, produzidos em computação gráfica a partir de ilustrações e desenhos criados por muitas mãos. Visando garantir ao projeto um caráter coletivo e colaborativo, essa etapa do projeto contou com a participação de estudantes das Escolas Estaduais São José Operário e Tomaszinho Meireles, crianças da Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN) e da Casa das Artes, e os jovens artistas parintinenses: Adolfo Tapaiüna, Yza Mell, Lúcio Silva e Railson Gomes.
Tendo em vista a importância de fortalecer a inclusão e acessibilidade, os painéis da exposição terão as letras das toadas em braile e toda a programação contará com interpretação em Libras, a fim de oferecer uma experiência social, cultural e artística de excelência à toda comunidade parintinense. A programação inicia às 19h, é gratuita e aberta ao público em geral.
Sobre o Projeto Retalho da Toada
Idealizado por Thiago Reis, compositor e profissional da área da publicidade e marketing, o projeto “Retalhos de Toada – A beleza revelada na poesia cabocla” foi aprovado na categoria Folclore Popular do edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Amazonas, subsidiado pela Lei Paulo Gustavo, e tem como objetivo resgatar e revelar visualmente a poesia cantada nas toadas antológicas dos bois do Festival Folclórico de Parintins.
Sendo um profundo admirador da cultura do Boi-Bumbá, Thiago Reis revela como nasceu a ideia do projeto: “Retalhos da Toada nasce, essencialmente, de um amor genuíno pela canção de boi-bumbá, herança deixada pelo meu pai, Marduk Reis (in memorian), que também era um amante fervoroso do ritmo de boi. Essa relação despertou em mim a vontade de desempoeirar alguns ícones que outrora foram parte importante da brincadeira e hoje estão na prateleira das lembranças dos mais saudosistas desse artefato poético, que é a toada de boi-bumbá”.
O idealizador do projeto fala ainda sobre a importância de resgatar e ilustrar as letras das toadas antológicas. “Os poetas toadeiros fazem nosso imaginário viajar, buscando vislumbrar o que seria a imagem contida nas toadas, a rua que o poeta canta, a janela que a morena o estaria esperando… Tudo isso nos faz perceber a escassez de referências, quando levamos em consideração que muitos desses poetas já partiram e hoje encantam os rios de lembranças dos amantes de sua arte”, descreve Thiago.
PROJETO RETALHOS DE TOADAS
Facebook: bit.ly/retalhosdetoada
Proponente do projeto e Agente de cultura: Chiara Reis
Idealizador do projeto: Thiago Reis
Produtora cultural: Sarah Reis
Produtor musical: Moisés Colares.
Assessoria de comunicação: Phelipe Reis – Agência Comunicar.