Começa o 34º Jogos Escolares de Parintins; confira os primeiros resultados
3 de maio de 2018Revista Nossa Cidade chega a Parintins
5 de maio de 2018O projeto foi o único aprovado no último edital de patrocínio do Banco da Amazônia, em setembro do ano passado. O objetivo geral do ‘Huca’ é promover a segurança alimentar da população parintinense por meio da prática de produção de alimentos saudáveis em seus quintais
O lançamento do projeto ‘Horta Urbana Comunitária da Amazônia’ (Huca), da Ong Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS), aconteceu na manhã desta sexta-feira, 04, no Banco da Amazônia – o patrocinador do projeto.
Participaram do evento integrantes do ‘Huca’, o gerente da agência bancária, Onielson Martins, o vereador Tião Teixeira (PTB), que é presidente da comissão do setor primário da Câmara Municipal, o vice-prefeito Tony Medeiros, e representantes de diversos seguimentos da sociedade.
Na ocasião, também aconteceu apresentação coreográfica de alunas da Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale, do Boi Caprichoso, e foi servido um café da manhã especial aos convidados.
Renda e segurança alimentar
O objetivo geral do ‘Huca’ é promover a segurança alimentar da população da ‘cidade de Parintins, por meio da prática de produção de alimentos saudáveis em seus quintais e na abordagem do tema no cotidiano de grupos comunitários.
Nesta primeira fase do projeto, quinze famílias vão ser beneficiadas com distribuição de mudas, acompanhamento técnico, palestras e cursos de capacitação.
“Queremos incentivar a redução dos gastos com alimentação por meio do consumo da produção de alimentos na própria residência, tornando a renda das famílias disponíveis para outras despesas, como saúde e educação. É um projeto que vai melhorar a vida de muitas pessoas e agradecemos todos os apoiadores, especialmente o Banco da Amazônia pelo patrocínio e por acreditar nesta iniciativa social e sustentável”, relata a professora Izabel Porto, que é presidente da ACSSUS e coordenadora do ‘Huca’.
O projeto foi o único aprovado no último edital de patrocínio do Banco da Amazônia, em setembro do ano passado.
“É muita satisfação aprovar projetos dessa qualidade que visa melhorar a vida de cidadãos humildes através da agricultura familiar. A pessoa, além de cultivar as hortaliças no quintal de casa para o consumo próprio, também pode ter uma renda extra com a venda do produto”, declara o gerente da agência local do Banco da Amazônia, Onielson Martins.
Produção
Segundo o gerente cerca de 95% dos produtos, inclusive as hortaliças, vendidos em Parintins, vem de outros estados, principalmente do Pará.
“Temos uma região rica e produtiva. A Horta Urbana Comunitária faz com que as pessoas comecem a olhar de forma diferente e dá mais valor para nossa terra”, ressalta Onielson.
O vereador Tião Teixeira, apoia o projeto desde a criação dele há um ano. De acordo com o parlamentar, a iniciativa do projeto é muito importante, principalmente porque Parintins não tem indústria e há escassez de trabalho.
“A prefeitura não tem condições de dá emprego para todo mundo. O Huca é uma semente que está sendo plantada com potencial de se multiplicar. Um projeto louvável, que pra gente é um orgulho incentivá-lo”, afirma o Teixeira.