Implantação de Posto Policial na Estrada Eduardo Braga é pedido pela vereadora Márcia Baranda
22 de fevereiro de 2024ICSEZ/UFAM realiza I Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Parintins
4 de março de 2024Nesse fim de semana uma chuva de acusações de inúmeras páginas de facebook e perfis de whatsapp tomaram partido em uma briga que ainda não tem nem partido: a campanha política na cidade de Nhamundá.
Segundo o TRE: entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como ao cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Muito embora o início da temporada política seja esperado para o mês de agosto, e as campanhas políticas só estarem autorizadas a partir de 16 de agosto de 2024, apoiadores, fans e – aparentemente – os famosos puxa-sacos já iniciaram as ações de marketing a favor de suas candidatas.
É importante ressaltar que o panorama de candidatos políticos em Nhamundá ainda não está definido, tendo apenas as pré-candidaturas anunciadas de Ana Cássia e Leidiana Costa. Também supõe-se que a atual prefeita Marina Pandolfo irá concorrer à reeleição. Ainda não há um representante anunciado pelo famoso ‘formigueiro’, e não há perspectivas de que Israel Paulain competirá pelos votos esse ano. Logo, a disputa pela atenção da cidade, segundo muitos moradores, está polarizada: Cássia vs Marina.
Essa polarização do Azul contra o Laranja está ainda mais evidente nas redes sociais, onde as páginas de fofoca reinam vendendo as narrativas para seus públicos:
O perfil Paulain Paulain Machado chama Cássia Machado de TURISTA e de ‘Fitness’
A página Democracia Nhamundá chama Cássia Machado de ‘’MARIONETE SUBMISSA DO MARIDO’’
A página Nhamundá da Depressão sugere que a atual prefeita “copia” o marketing de Cássia, que está realizando “campanha antecipada”, e que “os voto da leoua era tudo no nenem” sugerindo que os eleitorado da atual prefeita é, na verdade proveniente do ex-prefeito Nenê machado.
Independente do teor cômico de muitos dos posts das páginas aqui citadas, é importante perceber a seriedade das falas e acusações diretas e indiretas feitas pelas duas partes. Parece que um lado se esforça em mostrar trabalho e poderío eleitoral enquanto o outro compara sempre o que é feito atualmente com o que foi herdado de administrações passadas. O curioso, repito, é que não estamos nem tão próximos do período das convenções partidárias, o que mostra uma devoção implacável pela disputa política.
Para observadores externos esse é um espetáculo de narrativas e posts que vão do super-cômico ao extremo-polêmico.
Para muitos moradores (que nos reportam diariamente acontecimentos da cidade), há um mix de emoções que vão do otimismo-por-dias-melhores independente de quem ganhe, até o medo-de-perder-o-emprego-na-prefeitura.
E para você? Isso é fanatismo ou uma rivalidade saudável? É errado denegrir imagens alheias nas redes sociais em busca do poder político? Ou é só mais um efeito colateral de se ter em jogo a maior empregadora da cidade, a prefeitura?
As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro, e nós mal podemos esperar pelos próximos episódios dessa novela.