Primeira edição do ‘Carnaboizinho’ reúne os pequenos na Folia, em Parintins
3 de fevereiro de 2024Disputa Eleitoral em Nhamundá: Confronto Familiar e Ruptura Política
6 de fevereiro de 2024Por Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Se, por um lado, a eleição de Parintins, este ano, poderá uma candidata com o apoio do governador Wilson Lima (União), por outro, terá um candidato do prefeito.
Este é Mateus Assayag, vereador e ex-presidente da Câmara local. Ele já integrou o primeiro escalão de Bi Garcia em três mandatos, como secretário de obras.
Ele não se importa em carregar a insígnia de candidato do prefeito. Para ele, quanto mais Bi Garcia aparecer colado em si, melhor.
Isso não é somente para chamar o líder local para a linha de frente da arena. Mas, se é para enfrentar uma máquina poderosa, como a do estado, só outra máquina.
Ou seja, sendo candidato de Bi Garcia, Mateus põe em sua campanha a Prefeitura de Parintins.
Assim, o vereador larga com capilaridade em todas as comunidades rurais do município, onde a força do Governo do Amazonas não alcança diretamente.
E Bi Garcia vira mais que um cabo eleitoral. Torna-se, dessa forma, o “próprio candidato”.
Não se trata de uma via com sentido único. Garcia precisa de um aliado para garantir um horizonte político à frente.
Histórico do cabo eleitoral
Mas o atual prefeito de Parintins não é um político qualquer. Ele possui mandato desde 1992, quando entrou na política como vereador.
Depois disso, foi vice-prefeito e partiu para o confronto direto com o titular do cargo, o já falecido ex-prefeito Enéas Gonçalves.
Foi na eleição de 2004, a disputa do vice contra o prefeito. O então vice venceu o prefeito.
Foi o salto maior de sua trajetória, que lhe deu o mandato de deputado estadual em 2014, a eleição de sua esposa a deputada, em 2022, e os quatro mandatos de prefeito.
Nova geração
Bi Garcia pode ser considerado a transição do cacicado para a nova geração de políticos do Brasil, em Parintins.
Sua chegada ao poder municipal pôs fim ao clientelismo que vigorava com a ajuda dos políticos de outrora.
Organizando o setor de assistência social do município, ele acabou com as filas de pedintes na porta do prefeito.
Técnica na política
literalmente, sem ter o povo nas mãos, Bi Garcia passou a fazer política no interior do Estado obedecendo também a critérios científicos.
Esse pode ser o segredo do sucesso de Bi Garcia na política.
O político se orienta por pesquisas. Ele costuma usar estudos de opinião pública tanto em sua gestão quanto em campanhas políticas.
Conhecimento
Diante disso, poderia-se dizer que Mateus cuidou de sua campanha muito antes da chegada do ano eleitoral. Ter conquistado a confiança do aliado, antes do pleito, pode ter sido seu melhor trabalho para chegar às eleições.
Ainda de forma reservada, Bi Garcia exalta qualidades de Mateus como um administrador experiente e capaz de dar continuidade a investimentos multimilionários que podem estar às portas de Parintins, como por exemplo, resolver o problema da orla do município.
Mateus tem 44 anos, é engenheiro civil e está no quarto mandato como vereador em Parintins.