Avança a construção de escola com 12 salas de aula no bairro Paulo Corrêa, em Parintins
13 de dezembro de 2023Alex Garcia participa do Programa Intercâmbio Legislativo na Câmara dos Deputados, Em Brasília
14 de dezembro de 2023O depoimento de Ynaê Brandão, de 25 anos, ilustra bem a importância dos investimentos na saúde de Parintins, como na jornada de cirurgia bariátrica realizada no último final de semana. Foram quatro pacientes com mais de 100 quilos operadas pela equipe do médico Sidney Chalub utilizando vídeolaparoscopia, com apoio da equipe de município, no hospital Jofre Cohen. O município de Parintins é pioneiro no Amazonas ao realizar cirurgias de redução de estômago por vídeo.
Ynaê Brandão testemunhou que para ela foi a verdadeira realização de um sonho após a infância e adolescência, sofrendo por conta da obesidade mórbida. Afirmou que sua luta contra o processo de obesidade acontece desde os quatro anos de idade e que trouxe uma série de problemas de saúde. “Não podemos romantizar a obesidade. Não podemos esquecer que é sim uma doença. Ter acesso a esse acompanhamento pelo médico Sidney Chalub contando com o trabalho da gestão do prefeito Bi Garcia e secretário Clerton é indescritível, um verdadeiro divisor de águas”, enalteceu.
Ynaê afirmou que a partir de agora novos pensamentos e projetos estão sendo firmados em sua vida. “Isso não só de saúde física, mas também de saúde mental. É preciso citar e reconhecer que Parintins é a única cidade do interior do Amazonas a proporcionar esse tratamento e eu me sinto orgulhosa e honrada por ter participado. Aqui eu externo minha eterna gratidão”, finalizou.
O médico Sidney Chalub fez uma série de elogios à gestão de Parintins ao realizar e promover ações de saúde de alta complexidade e com pioneirismo no interior como no caso da jornada de cirurgia bariátrica. “Dessa vez vocês extrapolaram em relação ao avanço da saúde proporcionada ao povo. Mais uma vez Parintins foi pioneiro em cirurgias complexas e minimamente invasivas como a cirurgia bariátrica laparoscópica. Muitos não sabem, mas a cidade também é a primeira no Amazonas a realizar retirada de vesícula com a mesma tecnologia”, lembrou.
Em relação à necessidade da cirurgia bariátrica, Chalub lembrou que o Amazonas é o estado brasileiro com maior número de mulheres com obesidade e, por conta disso, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, iniciou esse programa de tratamento. “A obesidade é uma doença que mata muita gente, muitos casos de infarto, de acidente vascular cerebral. Parintins está de parabéns e sua população. Isso mostra a preocupação e eficiência do Prefeito BI Garcia secretário Clerton”, concluiu.
Foto: Eder Repolho
Por: Secom Parintins