“Segredos do Coração” é o tema oficial do Boi Garantido para o título de 2024
2 de outubro de 2023Márcia Baranda propõe ajuda humanitária para comunidades rurais em meio à estiagem
2 de outubro de 2023Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 2 de outubro, o vereador Mateus Assayag tratou sobre a estiagem que assola o Estado do Amazonas e que causa prejuízos também em Parintins, sobretudo na zona rural do município. O parlamentar apresentou Indicação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e ao Governo do Estado para realização de dragagem do igarapé do Mocambo e do Caburi.
Mateus Assayag destacou que as duas localidades concentram centenas de famílias, que dependem dos lagos para acesso e locomoção de atividades essenciais no dia a dia. “Quem vive o cotidiano de Parintins sabe da realidade das pessoas que vivem na zona rural. Caburi e Mocambo sofrem há anos com o isolamento devido à estiagem, por isso hoje solicito a destinação de recursos para que seja realizada a dragagem dessas áreas, um serviço que pode ajudar hoje e nos próximos anos a vida da população ribeirinha”, disse.
Além do isolamento populacional, Mateus Assayag citou também os prejuízos ambientais que a estiagem provoca na região. “Todos nós estamos acompanhando o noticiário nacional e regional, e aquelas cenas que hoje ganham o Brasil já estão acontecendo aqui em Parintins. Nossa preocupação também é com a fauna e a flora que dependem do fluxo constante desses furos, lagos e igarapés”, comentou.
Na sexta-feira passada, o vereador Mateus Assayag esteve na Agrovila do Mocambo e tratou das demandas relacionadas à estiagem junto com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth).
Eleição Conselho Tutelar
Ao subir na tribuna , o vereador Mateus Assayag comentou a respeito do pleito do Conselho Tutelar e parabenizou os eleitos Adson Almeida, Ana Xavier, Rogerson Farias, Jorlim Jorge e Ana Miranda. O parlamentar também destacou a grande participação da população, evidenciando a importância do voto no processo de escolha dos conselheiros tutelares de Parintins.
Foto: Simone Brandão
Por Assessoria