Márcia Baranda propõe a criação da Semana Municipal de Prevenção da Violência na Primeira Infância em Parintins
12 de setembro de 2023Presidência da Câmara Municipal de Parintins se faz presente ao DNIT, em busca de melhorias para o município e vereador Babá Tupinambá faz pedido
13 de setembro de 2023Uma reunião para tratar do Acordo de Pesca da região do Mocambo que não é atualizado desde o ano 2002, foi realizada nesta terça-feira, dia 12, por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), com a participação dos dirigentes das comunidades e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).
A proposta inicial é que o acordo possa garantir a proteção dos recursos pesqueiros de quatro lagos do Distrito do Mocambo, comunidades São Tomé, Santo Antônio, São Pedro e Remanso, evitando conflitos entre pescadores e impedindo a invasão e a depredação.
A secretária da Sedema, Socorrinha Carvalho, disse que os comunitários sentiram a necessidade de formalizar um novo acordo e a Sedema já está tratando com os demais órgãos para dar agilidade ao processo. Ela destacou que os acordos de pesca preservam as espécies, mas também potencializam a geração de renda das atividades de pesca para as comunidades.
Um dos pontos discutidos na reunião foi quanto a permissão de novas oportunidades de geração de renda sustentável, que incluem atividades de manejo e do turismo de pesca esportiva.
A região do Mocambo, segundo o presidente do Distrito, Reubem Teixeira, já tem registado a presença de empresários que exploram a pesca esportiva e precisa ser regulamentado. Ele disse que a invasão dos lagos é o mais preocupante, com incidência da captura ilegal de quelônios e seus ovos, tucunaré e pirarucu.
A coordenadora do IPAAM, Fabiana Campelo, fez os esclarecimentos acerca do acordo de pesca que precisa ser publicado para que suas regras sejam cumpridas. Ela disse que o órgão está à disposição para contribuir com todos os procedimentos de sua competência.
Os próximos passos serão reunião ampla com todas as comunidade que desejam fazer parte do acordo e com os demais órgãos Sedema, IDAM, Sempa, Sepror, IPAAM. Também participaram do encontro o subsecretário Wescley Tavares, os fiscais Denise Dias e Carlos Mendes, e os comunitários Alucimar Teixeira e Sebastião Aguiar Teixeira, presidente da comunidade Santo Antônio.
Fotos: Peta Cid
Por: Secom Parintins