_A chegada da ANP – em Parintins – ocorreu após denúncia do Ministério Público do Amazonas, e da Câmara Municipal de Parintins, tendo a frente o vereador Alex Garcia (PSD). O Órgão fiscaliza preço abusivo da gasolina e diesel, e também a qualidade e armazenamento dos combustíveis_
//
Uma equipe da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) chegou de surpresa hoje (03/12) em Parintins – município distante 369 km de Manaus – para fiscalizar 15 postos da Ilha Tupinambarana. A fiscalização iniciou após denúncias feitas principalmente pelo Ministério Público do Amazonas e Câmara Municipal – tendo a frente nesta luta o vereador Alex Garcia, além do deputado federal Saulo Vianna.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é a agência reguladora do Brasil que fiscaliza e regula todo o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, desde a exploração até a venda final aos consumidores. Sua atuação abrange a elaboração de normas, o controle da qualidade dos combustíveis, a garantia do abastecimento, a proteção dos direitos dos consumidores e a gestão de dados do setor.
Na manhã desta quarta-feira, cinco postos apresentaram irregularidades e foram lacrados/autuados pela ANP, maioria do grupo do empresário conhecido como Chiquinho.
A fiscalização será concluída no fim de semana. Ao todo serão 15 postos avaliados. Uma das infrações é o preço abusivo da gasolina, que custa em média R$ 8,29 na cidade.
O vereador Alex Garcia, que juntamente com outros 9 parlamentares formalizaram denúncia no Ministério Público do Amazonas, contra o suposto cartel de combustível em Parintins, agradeceu a visita da ANP e disse que “a luta dos parlamentares, que iniciou no mês de julho de 2025 – e contou com apoio da promotoria local – começa a surtir efeito e resultados positivos”.


