Vereador Mateus Assayag solicita asfaltamento total do bairro Pascoal Alaggio
29 de agosto de 2023Primeira ação no Caprichoso: Rossy Amoedo renova com Patrick Araújo, o melhor Levantador do Festival
29 de agosto de 2023Um edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e outro do FNMA com o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC). Juntas, as chamadas somam quase R$ 8 milhões. Os editais podem ser acessados pelos links: https://www.gov.br/mma/pt-br/mma-lanca-editais-para-financiar-projetos-ambientais/edital-centros-de-educacao-e-cooperacao-socioambiental.pdf e https://www.gov.br/mma/pt-br/mma-lanca-editais-para-financiar-projetos-ambientais/edital-iniciativas-socioambientais-para-reducao-de-vulnerabilidade-a-mudanca-do-clima-em-areas-urbanas-e-rurais-1.pdf
A data final para apresentação de projetos e o dia 25 de setembro de 2023.
Para projetos de educação ambiental serão disponibilizados dos 2,5 milhões de reais.
Estes valores serão aplicados em centros de educação e cooperação socioambiental.
Esse de projetos receberam entre 300 e 500 mil reais e serão executados entre 24 e 36 meses.
Os projetos deverão envolver comunidade e ser executado de forma contínua. Devem ainda apresentar produtos de educomunicação e produtos de mídia para a melhoria da relação da sociedade com a natureza.
O segundo edital será voltado para projetos relacionados às mudanças climáticas serão investidos 5,4 milhões de reais em projetos que diminuam a vulnerabilidade de comunidade gerais e urbanas as mudanças do clima.
Estes receberam entre 400 e 800 mil reais e deverão ser executados entre 24 e 36 meses.
Os projetos devem promover ações como criação de áreas verdes, redução de riscos e adaptação em ecossistemas, agroecologia urbana alimentar e nutricional e agricultura familiar. Devem também atuar na gestão territorial e ambiental de terras indígenas e de povos e comunidades tradicionais, prevenção e combate à desertificação, mitigação dos efeitos das secas e segurança hídrica, por exemplo.
O Superintendente do IBAMA no Amazonas destaca que “É fundamental que as associações e demais entidades da sociedade organizada no Amazonas, participem destes editais para captação de recurso e execução de projeto no nosso estado.”