Touro Branco é campeão; Jaçanã e Peti na Roça são tetracampeões do Festival do Mocambo 2023
7 de agosto de 2023Alex Garcia propõe diretrizes específicas para promover inclusão escolar de alunos com TDAH em Parintins
8 de agosto de 2023Na noite de quinta-feira (04/08), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), em parceria com a Prefeitura de Barreirinha e o IFAM – Campus Parintins, realizou a cerimônia de formatura do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) de Auxiliar em Agroecologia no Distrito quilombola Santa Tereza do Matupiri. O evento marcou uma importante conquista para a formação profissional no território quilombola do município.
O curso teve como objetivo capacitar os alunos das comunidades quilombolas de São Pedro do Andirá, Ituquara, São Paulo do Açu, Trindade, Boa Fé e do Distrito de Santa Tereza do Matupiri sobre os princípios básicos da agricultura sustentável. Os estudantes aprenderam sobre a conservação dos recursos naturais, reciclagem de resíduos, uso eficiente de insumos, produção de alimentos saudáveis e a importância da preservação ambiental.
A iniciativa contou com o apoio do prefeito Glenio Seixas, que articulou a vinda da capacitação junto à reitoria do IFAM, com o respaldo das lideranças quilombolas. Durante a cerimônia, 42 alunos foram certificados e receberam os diplomas das mãos das autoridades presentes.
A pró-reitora de extensão do IFAM, Maria Francisca Moraes, destacou a importância da parceria entre o IFAM e a Prefeitura de Barreirinha, afirmando que novos projetos serão desenvolvidos a partir dessa colaboração. “Esse ciclo é o início de novas parcerias entre o Ifam e a Prefeitura de Barreirinha. Nós iremos desenvolver outros projetos porque temos a consciência que podemos contar com o prefeito que sempre esteve nos apoiando”, destacou a pró-reitora.
A diretora do IFAM Parintins, Christiane Rodrigues, enfatizou a relevância da formação tecnológica em agroecologia para valorizar a terra e os saberes das comunidades quilombolas. “Foi um sonho antigo de moradores do quilombo que sonharam ter uma formação tecnológica, principalmente na área de agroecologia que busca justamente valorizar essa terra e os saberes, então isso é grandioso”.
Rodrigues aproveitou para agradecer , citando os demais envolvidos com essa conquista para o IFAM. “Orgulho é o sentimento por fazer parte de um projeto que sonhou e ousou em realizar um Curso de Formação Inicial e Continuada de Auxiliar em Agroecologia para os Quilombos e nos Quilombos! Meus agradecimentos a todos que contribuíram na realização deste curso, culminando com as apresentações dos Projetos de Vida e Formatura. Em especial, ao Núcleo IFAM/Barreirinha, nas pessoas de Wilma Garcia Marinho e Rita Santos e aos professores do IFAM/Parintins que abraçaram a ideia e compartilharam conhecimentos: Francine Rebelo, Kildery Alex, Marcus Cursino, Lucas Vinicius Andrade Oliveira, Christiane Rodrigues, Glauciane Lages, Jakson Douglas e Rafael Soares”, concluiu.
O vice-prefeito Ridson Barbosa elogiou o trabalho da Prefeitura em buscar parcerias em benefício da população, e a então formada Adriane Castro ressaltou a importância do curso para que os estudantes pudessem continuar seus estudos em seu próprio território. “Temos a certeza que estamos no caminho certo. O prefeito Glenio Seixas tem buscado muitas parcerias para que tenhamos continuidade nesse trabalho”, enfatizou Barbosa.
O evento foi marcado por momentos de celebração e reconhecimento do esforço dos alunos em buscar a formação tecnológica na área de agroecologia, que representa um avanço significativo para o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades quilombolas de Barreirinha.