Vereador Babá Tupinambá participa da inauguração de escola na Comunidade Indígena Monte Carmelo
5 de junho de 2023Eleições 2024: Líder na pesquisa, ex-vereadora Macelly Veras, anunciou ser pré-candidata a prefeitura de Maués
6 de junho de 2023
Na última quinta-feira, 01 de junho, Thaís Maia, assistente social e responsável técnica do Instituto Aturá de Parintins, que trabalha para reduzir desigualdades por meio de programas e acesso a direitos, esteve em Manaus para apresentar o instituto e firmar uma parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Pessoas com Deficiência do Estado do Amazonas – SePcD, chefiada pela Secretária Leda Maia.
O objetivo dessa parceria é auxiliar a população de Parintins no acesso à Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), que garante direitos como a meia-entrada em locais ou eventos oferecidos por qualquer entidade, além de substituir o laudo médico quando solicitado.
Outra carteira que receberá auxílio do instituto é a Carteira Intermunicipal, conhecida popularmente como “passe legal”, que garante a meia-passagem em transporte rodoviário e aquaviário intermunicipal em todo o estado.
Além disso, essa carteira oferece duas vagas gratuitas no transporte para o usuário e seu acompanhante, com direito à meia-passagem garantida caso essas vagas já estejam ocupadas no momento do embarque, conforme estipulado na carteira no ato da inscrição.
Com o aval da Secretaria Executiva de Políticas para Pessoas com Deficiência do Estado do Amazonas – SePcD, o Instituto Aturá será responsável por auxiliar nesse serviço de solicitação e entrega das carteiras no endereço da instituição.
Para Thaís Maia, essa parceria fortalecerá a promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência em Parintins, em consonância com a missão do instituto de reduzir as desigualdades e fornecer capacitação e acesso a direitos básicos para o público PcD – (Pessoa com Deficiêcia).
“A colaboração entre o Instituto Aturá e a SePcD certamente contribuirá para melhorar a vida das pessoas com deficiência na região, garantindo sua inclusão e permitindo que exerçam seus direitos de forma mais efetiva”, esclareceu a Assistente Social.
A assessora técnica informou que em breve será divulgado mais informações a respeito da primeira ação em conjunto com a SePcD para solicitação dessas carteiras no instituto em Parintins.
Por Assessoria