Nhamundá reúne mais de 20 mil pessoas no encerramento da Expoanh 2023
29 de maio de 2023Wilson Lima se reúne com ministro das Relações Exteriores e diz que AM está à disposição para receber eventos pré-COP 30
30 de maio de 2023No último informe divulgado pelo IBAMA-AM e pelo NGI ICMBio Novo Airão-AM, foi relatado um caso de agressão ao Boto-vermelho Curumim na região de Novo Airão. O animal sofreu um ferimento no olho causado por uma zagaia, resultando em preocupação e mobilização por parte das autoridades ambientais.
Diante da situação, é importante ressaltar que o Boto-vermelho Curumim encontra-se em uma Unidade de Conservação Federal, o Parque Nacional de Anavilhanas. Nesse contexto, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do NGI Novo Airão e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM), lidera um conjunto de instituições empenhadas em capturar o animal ferido e fornecer o tratamento adequado, visando removê-lo do objeto ainda preso ao seu corpo.
Desde que o incidente foi relatado, o Boto-vermelho Curumim está sendo monitorado e recebeu cuidados médicos, contando com o apoio da comunidade local e orientação veterinária dos técnicos do ICMBio. Devido à necessidade de compreender o comportamento da espécie e a geografia local, bem como contar com expertise em captura e cirurgia veterinária, os procedimentos são delicados dada a natureza do ferimento e as características do local onde o animal se encontra.
Confira a nota expedida pelos órgãos de proteção ambiental: