Governador Wilson Lima amplia leitos pediátricos clínicos e de UTI na rede estadual de saúde
26 de maio de 2023Detran reforça importância de respeito às leis de trânsito para diminuição de acidentes
27 de maio de 2023A Campanha Maio Amarelo que tem como tema esse ano “No trânsito, escolha a vida” foi encerrada em Parintins nesta sexta-feira (26) com panfletagem, blitz educativa e brindes para os condutores de veículos que estavam regularizados. A ação de encerramento foi realizada pela Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) e pela Vigilância em Saúde.
A ação que marcou o término da campanha de conscientização para a redução de acidentes de trânsito aconteceu no semáforo localizado na Avenida Amazonas, esquina com a Rua Jonathas Pedrosa, Centro.
De acordo com a agente da EMTT, Luciana Souza, além das ações de hoje, durante a campanha Maio Amarelo as blitze educativas foram intensificadas e foram realizadas palestras nas escolas e em outros órgãos. “As ações não vão terminar hoje, as blitze educativas vão continuar sendo realizadas para conscientizar a população sobre a segurança no trânsito”, disse.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, destaca que o Hospital Jofre Cohen, que atende casos de urgência e emergência, registrou somente esse ano 1800 casos de acidentes de trânsito. Desses, dois são com vítimas fatais. Diante disso, ela ressalta a importância da população respeitar as leis de trânsito para a redução desse índice. “Hoje estamos nessa ação com o objetivo de conscientizar a população a respeito do uso do equipamento de proteção individual, da questão da velocidade, de não misturar álcool e direção. Todas essas essas medidas preventivas tem como objetivo reduzir os acidentes de trânsito no município”, falou.
Entre os condutores que estavam regularizados e receberam brindes está a técnica de enfermagem Ciria Fragata. Ela conduzia uma motocicleta e levava seu filho de 11 anos para a escola. “A mensagem que deixo é que as pessoas tenham mais consciência, que capacete realmente salva vida. Todos têm que usá-lo ao utilizar um veículo e se tiver mais respeito com a vida serão menos acidentes”, ressaltou.
Sonayra Castro Serrão conduzia um carro, foi abordada na blitz educativa e estava regularizada. Ela assegura que as ações de educação no trânsito são fundamentais devido Parintins ter um grande tráfego de veículos. “Essa ação é super importante. Primeiro porque nosso município é bem populoso portanto tem bastante carro e moto e aqui ainda temos a realidade da bicicleta, do triciclo e quanto mais regular a gente estiver melhor, tanto pela parte da habilitação quanto pela regularização do veículo”, destacou.
Em Parintins, a campanha foi realizada pela EMTT, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM) e Corpo de Bombeiros.
Por: Assessoria EMTT