Massilon questiona um ano da ordem de serviço da estrada Vila Amazônia
23 de maio de 2023Professores campeões do Pólo III se reúnem visando disputa do JEAs em Manaus
23 de maio de 2023Emoção, reconhecimento, alegria e muita toada marcaram a Sessão Solene de outorga do Mérito Cultural Medalha “Jair Mendes” ao Cantor, Artista e Levantador de Toadas David Assayag Neto, pelos relevantes serviços prestados à cultura do município de Parintins. A homenagem, requerida pela vereadora Márcia Baranda (MDB), aconteceu no Plenário Raimundo Almada nesta terça-feira (23), sob o comando do Presidente da Câmara em exercício Babá Tupinambá (PDT).
Estiveram também presentes compondo a mesa das autoridades o Prefeito de Parintins em exercício, Alex Garcia (PSD); a Diretora do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins, Andressa Oliveira; o Presidente da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, Antônio Andrade; o Presidente da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato; a filha de David Assayag, Jéssica Assayag; e o Bispo Emérito de Parintins, Dom Giuliano Frigeni.
A solenidade contou com a presença de artistas; compositores; jornalistas; itens oficiais dos bumbás; das vereadoras Brena Dianná (UB) e Márcia Baranda (MDB); dos vereadores Afonso Caburi (UB), Babá Tupinambá (PDT), Cabo Linhares (UB), Fernando Menezes (Republicanos), Mateus Assayag (PL), Massilon Cursino (Republicanos), Naldo Lima (SD) e Telo Pinto (PSDB); bem como de autoridades civis, militares e eclesiásticas; familiares, amigos do homenageado e da sociedade parintinense.
No decorrer da solenidade, as manifestações das autoridades e convidados na Tribuna da Câmara exaltaram a trajetória de vida, de superação e os 35 anos de carreira artística de David, grande referência na arte de cantar. Suas tantas contribuições ao ritmo do Boi-Bumbá, ao Festival Folclórico de Parintins e à cultura do Norte do Brasil também foram celebradas. A Cantora Fafá de Belém enviou um vídeo em homenagem ao David e emocionou a todos.
Em seu discurso, a vereadora Márcia Baranda, autora da propositura, agradeceu a todos pela presença e afirmou que não se pode negar a trajetória linda de David Assayag, e o quanto ele contribuiu para o desenvolvimento cultural do Festival Folclórico de Parintins. “Não podemos negar que a “Voz da Amazônia” emociona não só Caprichoso e Garantido, emociona o mundo. David faz parte da vida do povo amazonense e merece o nosso respeito, nossa gratidão, nosso carinho e, acima de tudo, o nosso reconhecimento por ter levado o nome de Parintins para o mundo”, evidenciou Márcia.
O Presidente da Câmara em exercício, Babá Tupinambá, demonstrou sua admiração pelo artista David Assayag e elogiou o talento, trajetória profissional e humildade do agraciado.
O Prefeito de Parintins em exercício, Alex Garcia, agradeceu ao homenageado David Assayag por contribuir com a cultura parintinense, por ter levado o nome de Parintins para outros estados e países. “Hoje nos reunimos para prestar uma homenagem a um artista único, cuja voz ressoa fluente como nosso Rio Amazonas, um ícone da cultura parintinense, David Assayag, o grande levantador de toadas de Parintins, e por que não dizer a maior voz do festival. Além de reiterar sua vida como artista, é importante destacar sua humildade como ser humano”, destacou Alex.
Ao se pronunciar, o Rei David Assayag agradeceu ao Legislativo Parintinense pela honraria, homenagens, respeito e carinho. “Na verdade, eu queria era estar cantando (risos). Primeiro, quero agradecer a Deus por esse momento, a vereadora Márcia pela propositura e a todos os vereadores. Agradeço a todos pelas palavras. Gente, foi fácil chegar aonde eu cheguei, porque a toada é maravilhosa, o nosso festival é maravilhoso. Enfim, muito obrigado, eu estou muito emocionado mesmo, porque passa um filme na nossa cabeça. Que Deus abençoe a todos, abençoe o Festival de Parintins e a todas as nossas famílias”, frisou o artista parintinense. David dedicou e ofereceu a Medalha recebida ao Cantor Arlindo Júnior (in memoriam).
Parintinense nascido pelas mãos de Dona Nega Parteira, David Assayag Neto é filho de Dona Nilce Ramos Assayag e Walter Assayag, e cresceu entre as cidades de Belém – Pará e Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira cantando em bares, arraiais e quermesses aos 14 anos.
Dono de uma voz inconfundível, reconhecido, inclusive, como a melhor voz do Amazonas, Assayag é aclamado como Rei David pela nação vermelha e branca e Imperador pela nação azul e branca, considerado a “Voz do Festival”, a “Voz da Amazônia” e eterno Levantador de Toadas dos Bois Caprichoso e Garantido.
Texto: Mayara Carneiro – Fotos: Melk Guerreiro / Simone Brandão / Assessoria de Imprensa da CMP