Márcia Baranda cobra transparência nos gastos do Fundo Municipal de Saúde de Parintins
22 de maio de 2023Em SP, Wilson Lima apresenta política de segurança alimentar do Amazonas em lançamento do Pacto Contra a Fome
23 de maio de 2023A ação foi realizada no período de 16 a 21 de maio, em pontos estratégicos da capital
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) efetuou 324 autuações durante uma fiscalização, realizada no período de 16 a 21 de maio, em pontos estratégicos de Manaus. O balanço da operação apontou 54 remoções de motocicletas, 16 registros de alcoolemia e cinco recusas ao teste do bafômetro.
As ações de fiscalização focaram nas motocicletas irregulares usadas pelos integrantes dos “rolezinhos”, os quais causam grandes transtornos à população, por conta da perturbação do sossego público, ocasionado pela descarga livre das motocicletas e atitudes imprudentes.
Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, as fiscalizações serão cada vez mais frequentes e intensificadas a fim de coibir estes atos. “Conforme determinação do governador Wilson Lima, o Detran Amazonas está sempre a postos para cumprir sua missão institucional, que é garantir um trânsito mais seguro à nossa população e, sobretudo, salvar vidas”, disse.
O coordenador de fiscalização do Departamento, Arthur Cruz, acrescenta que atitudes como o “rolezinho” e o “grau”, que consiste em empinar a motocicleta de forma imprudente, não deveriam interferir no direito dos demais cidadãos que utilizam as vias públicas. “Além dessas irregularidades, o condutor da motocicleta insiste em não utilizar o capacete de segurança, negligenciando, inclusive, os passageiros”, relatou.
Penalidades
Uma das principais ocorrências flagradas nesse tipo de prática é o condutor que utiliza motocicletas com descarga livre. Ela ocorre quando o escape está apenas com um cano, sem nenhuma espécie de silenciador, o que aumenta o ruído do escapamento, gerando perturbação sonora.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade para esse tipo de conduta é grave e possui multa de R$ 195,23, além de ocasionar a retenção do veículo, o qual só será liberado após a resolução do problema.
Fotos: Isaque Ramos/Detran-AM
Por assessoria de imprensa: Assessoria de Comunicação do do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM): Marinalva Marinho (92) 98112-2245 e Bruno Mazieri (92) 98145-2405.