_Alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo visitaram o barco-laboratório em expedição rumo à conferência climática_
//
Estudantes e professores do Colégio Nossa Senhora do Carmo participaram de um intercâmbio de saberes com pesquisadores da Caravana Iaraçu durante a passagem da expedição por Parintins. A iniciativa fluvial, que segue para Belém onde ocorrerá a COP30, promove diálogos entre ciência e comunidades amazônicas.
“Fizemos um bate-papo muito legal sobre nossas percepções e a nossa realidade amazônica. A iniciativa foi muito importante, pois é como se tivéssemos participando da COP30”, destacou o aluno Elias Neto.
A bordo do barco-laboratório, os participantes compartilharam conhecimentos sobre os desafios ambientais e culturais da região, em uma atividade que integra o eixo “Diálogo com as Comunidades” da expedição.
“Foi um momento muito rico escutar as demandas e preocupações de alunos e professores. Esses diálogos refletem a profundidade de quem vive a Amazônia”, avaliou o professor e pesquisador da Ufam, Naziano Filizola.
A Caravana Iaraçu, resultado da cooperação Brasil-França, partiu de Manaus no dia 28 de outubro e segue navegando pelo Amazonas com paradas em mais de dez cidades, realizando atividades de ciência itinerante e produção de conteúdo científico-cultural até chegar a Belém.




