Operação “Rota Interrompida” desarticula esquema que furtava veículos no Distrito Industrial de Manaus e os enviava clonados para o interior.
MANAUS – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um homem de 27 anos, apontado como líder de uma organização criminosa especializada em furtar motocicletas em Manaus para adulterá-las e enviá-las ao município de Parintins (a 369 quilômetros da capital). A prisão é um desdobramento da Operação Rota Interrompida, que resultou na apreensão recorde de 132 veículos adulterados e roubados.
De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), as investigações começaram com Boletins de Ocorrência (BO) sobre diversos furtos de motocicletas em estacionamentos do Distrito Industrial. “A investigação começou com Boletins de Ocorrência (BO) sobre diversos furtos de motocicletas em estacionamentos do Distrito Industrial, zona leste de Manaus e, diante das análises de câmeras de segurança, identificamos um padrão nos furtos e um local para remoção de rastreadores. Após o crime, eles ligavam as motos com uma chave falsa, conduzindo as mesmas sempre pelo mesmo caminho”, informou o delegado.

Conforme Barreto, o indivíduo preso era o mentor do esquema. “O grupo criminoso tinha a divisão de tarefas: furto, adulteração, venda online e falsificação de documentos. Ele comprava documentos falsos na internet para clonar as motos, aproveitando a falta de fiscalização eletrônica no interior”, relatou.
A prisão do líder foi realizada em via pública no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste. “O homem foi preso em via pública no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste, no sábado (25/10). Ele tinha dois mandados de prisão preventivas, representados pela DERFV”, falou o delegado. O homem responderá pelos crimes de adulteração e furto e ficará à disposição da Justiça.


