Artistas de circo, teatro, dança e audiovisual participam de reuniões setoriais de implementação da Lei Paulo Gustavo
12 de abril de 2023Parintinenses levam a arte e o folclore para o lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins, em Brasília
12 de abril de 2023Um filhote de peixe-boi encontrado por ribeirinhos na Cabeceira do Tapauá, região do Zé Açu, em Parintins, foi resgatado hoje,12, por uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente-Sedema.
O filhote que tem aproximadamente três meses está machucado e passará por reabilitação para se encaminhado ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).
Ele foi encontrado preso em malhadeira pelo ribeirinho Francinei da Silva Simas, da Fazenda Belo Horizonte.
O secretário da Sedema, Alzenilson Aquino, foi contatado na tarde de terça-feira por comunitários e designou a equipe em viagem de campo à comunidade do Maranhão para proceder o resgate.
De acordo com o assessor técnico João Batista, Tita, a área do resgate era de difícil acesso e foi necessário um guia para indicar o local onde estava o mamífero.
Alzenilson ressaltou o esforço conjunto dos técnicos da Sedema que resultou na ação bem-sucedida. Estavam na equipe Thayssa Matos, a zootecnista Kelen Abecassis, Weider Dray, Sierbet, o colaborador Inaldo Albuquerque, a professora do IFAM Fabíola Almeida e Suziane Freitas.
Na chegada a Parintins, o mamífero foi recepcionado pela equipe técnica do IPAAM que veterinários da Secretaria de Estado do Meio Ambiente-Sema, que participam da Semana de Castração.
O filhote foi transportado até a propriedade do funcionário do IBAMA Salvador Leal, onde ficará em cativeiro e receberá os cuidados necessários para sua reabilitação.
Por: SEDEMA Parintins