‘Cabrito Branco’ inicia venda de abadá para a festa da banda de rua
14 de fevereiro de 2023Vereadora Marcia Baranda recebe denúncia sobre falsa médica atuando em Parintins
14 de fevereiro de 2023A execução do programa de melhoramento genético Mais Pecuária Brasil contempla cinco propriedades nas comunidades São Sebastião e Santa Rita do Boto, a partir do dia 20 de fevereiro. Os criadores de bovinos, beneficiados gratuitamente com protocolos de inseminação artificial em tempo fixo, atendem aos requisitos estabelecidos no Acordo de Cooperação Técnica celebrado pela Prefeitura de Parintins com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).
Na primeira etapa, o programa de melhoramento genético, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) vai abranger 100 matrizes na tradicional área de bovinocultura extensiva, em ecossistema de várzea, na margem esquerda do Rio Amazonas. Os criadores foram cadastrados no mês de agosto de 2022, após adesão ao Mais Pecuária Brasil na Conafer, depois do lançamento nacional, feita pelo secretário municipal de Produção Rural, Tião Teixeira, e o prefeito de Parintins, Bi Garcia.
Na semana passada, a Sempa designou o responsável técnico do Mais Pecuária Brasil, zootecnista Ancelmo Rodrigues Cunha, e equipe da Coordenação de Produção Animal, para visita aos criadores em preparação à aplicação dos protocolos de inseminação artificial. Adequado à realidade da região, o programa visa promover o melhoramento genético do rebanho e dos índices reprodutivos nas fazendas no Boto, considerada área estratégica de forte economia na pecuária desde o início do século 20.
Secom Parintins