Discente da UFAM Parintins apresenta trabalho em seminário internacional em Manaus
25 de novembro de 2022Brena Dianná fala da sua participação na Conferência Amazônica e reforça proposituras
27 de novembro de 2022Touros do Programa de Seleção de Nelore CFM, de 24 a 26 meses, com média de até 700 quilos, dos criadores Manoel José Lobato e Dnil Gomes, estão disponíveis para negociação na 36ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin). Os animais com avaliação genômica, Puro de Origem (PO), da raça de gado de corte bem-adaptada ao clima tropical, com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), são da Agropecuária Ação.
O presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, ressalta a felicidade em contar, na 36ª Expopin, com a participação dos criadores Dnil Gomes e Manoel José Lobato que já têm 33 anos de parceria na atividade. O lote da Fazenda Parintins, da Agropecuária Ação, é oriundo do programa de melhoramento Nelore CFM. A procedência é a Agro-Pecuária CFM, de Mato Grosso, a maior vendedora de touros avaliados do Brasil.
Convidado pelo presidente da APP para expor animais na 36ª Expopin, Dnil Gomes, que é associado, destaca que os animais vieram do Mato Grosso, da empresa CFM com a qual já trabalha há 24 anos. “É um orgulho muito grande trazer esses animais aqui e poder contribuir com os produtores de Parintins. O nelore é uma raça destinada à corte. Tem animais de até 700 quilos disponíveis para venda e assim ajudar na pecuária do nosso município”, enfatiza.
Manoel José Lobato, associado da APP, explica que em 1998 começou a acessar touros da CFM. “Esses animais são todos genotipados. Hoje, temos a chancela de que essa avaliação nos garante 80%, no mínimo, de rendimento. Sempre disponibilizei a todos os criadores de Parintins e estamos abertos para que nossos amigos continuem a ter acesso ao que há de mais moderno do nelore, entre outras raças adaptadas”, salienta.
A CFM fundamenta o melhoramento genético da raça em ganho de peso, alta precocidade sexual e qualidade de carcaça, para rentabilidade à pecuária de corte. Os animais têm adaptação, desempenho a pasto. O programa é pioneiro no uso DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) para estimativa de valores genéticos, primeiro da raça aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a emissão do CEIP.
Fotos: Adriano Aranha
Texto: Assessoria