Sedema promove campanha para combater poluição sonora
18 de novembro de 2022Parintins é pioneiro no plantio vertical de melancia no Amazonas, na comunidade Flor de Maio
19 de novembro de 2022Em mais uma ação ambiental “Arrastão de Limpeza na Orla do Bairro União”, realizada neste sábado (19), ambientalistas e voluntários recolheram grande quantidade de entulhos e resíduos descartados de forma irregular no leito do Lago Macurany.
Sacolas, copos descartáveis, embalagens, garrafas de vidro, metais, pneus, parte de televisores, louças sanitárias, pias e todo tipo de resíduos foram recolhidos em mais de 170 sacos de 100 litros.
Todos os anos o Instituto Rally Ambiental promove o arrastão com apoio da Prefeitura de Parintins, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente -Sedema e várias entidades.
O coordenador do Rally Afonso Rodrigues, alerta que além de retirar os resíduos, o propósito é chamar a atenção da comunidade para que cada cidadão faça sua parte e cuide da área de preservação ambiental.
Em uma carro de som, Afonso Rodrigues, agradecia a todo momento as entidades que contribuíram com a ação socioambiental. “Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós, comerciantes, proprietários de barcos, moradores e trabalhadores dessa área. Precisamos preservar esse cartão postal”, destacou.
O secretário da Sedema, Alzenilson Aquino, reforça que além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos na orla ou nas ruas, calçadas, terrenos baldios é ilegal. Ele contou que o lixo depositado nessa área e em lixeiras viciadas muitas vezes vem de outras áreas da cidade conduzido por triciclos.
“Com a subida das águas, o lixo acaba comprometendo ao longo dos anos o Lago do Macurany, um recurso natural de valor inestimável que sofre as consequências com o descarte dos resíduos. Não são todos os tricicleiros, mas alguns fazem esse descarte irregular. Nós temos conversado com a Associação dos Tricicleiros para minimizar a situação”, alerta Alzenilson.
Participaram da ação de hoje, além do Rally e Sedema, Brigada Florestal Parintins, Secretaria de Obras (Semosp), Semasth, Estação da Cidadania, Marinha do Brasil- Agência Fluvial de Parintins, Bombeiros Civis, Bombeiros de Aeródromo, UBS do bairro União, UBS Mãe Palmira, Movimento Ambiental Todos pela Francesa, Parintins Prevenções, Escola Dom Gino.
Por: Assessoria