Em entrevista, Saullo Vianna apresenta propostas para o Amazonas
23 de setembro de 2022Carros colidem em Maués e um dos motoristas é conduzido ao Hospital da cidade
23 de setembro de 2022Com olhares atentos das crianças da Escola Municipal Claudemir Carvalho os agentes da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) realizaram na manhã desta sexta-feira (23) uma palestra de conscientização. A palestra ocorreu no ginásio poliesportivo Seo Jovem, localizado ao lado do educandário no bairro Palmares, e é em alusão a Semana Nacional do Trânsito que iniciou dia 18 e vai até o dia 25 de setembro. Assistiram a palestra os alunos do 1º ao 4º ano da faixa etária de 6 a 10 anos.
Na ação foram repassadas informações básicas como o que representam as cores do semáfaro, como usar corretamente a faixa de pedestre, uso do capacete, a importância da regularização dos veículos, não conduzir crianças em cima do tanque de gasolina das motocicletas e uso do equipamento de segurança para ciclistas como capacete, joelheira, cotoveleira e luva, equipamentos que evitam ferimentos graves ou até mesmo que vidas sejam perdidas em caso de acidente de trânsito. Para tornar a palestra mais compreensível para as crianças os agentes da EMTT construíram um cenário com vias, sinalização e carros para simular uma situação real no trânsito.
O agente da EMTT, Darian Lobato, destaca que as crianças são futuras condutoras de veículos e que elas irão repassar o que aprenderam na palestra para os pais quando chegarem em casa e, o mais importante, irão pôr o conhecimento em prática. “O alvo é as crianças porque sabemos que elas são curiosas e tudo que é repassado para elas elas chegam em casa e falam pro papai, pra mamãe, pro vizinho. A gente conta com a colaboração dos pequenos que quando chegam eles digam o que aprenderam e o que não pode fazer no trânsito”, disse.
Saber e seguir as leis de trânsito fazem parte do dia a dia e quanto mais cedo aprendê-las melhor, como ocaso de Lucas Silvas dos Santos, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, que com apenas 10 anos passou a ter conhecimento para trafegar pelas ruas da cidade com segurança. “Eu aprendi que é muito importante os ensinamentos sobre o trânsito e as cores verde, amarelo e vermelho do sinal. O verde significa que a gente pode passar, o amarelo significa atenção e o vermelho significa pra gente parar”, falou Lucas.
O professor da escola Claudemir Carvalho, Gelson Almeida, destaca a importância da palestra para os alunos e profissionais da educação. “Essa atividade de conscientização no trânsito é muito importante não somente para os alunos, mas também para os professores. As vezes nós também saímos com pressa e acabamos esquecendo do capacete e também serve para reforçar essa educação para os alunos. As vezes eles saem da escola agitados e é fundamental eles terem esse cuidado no trânsito para não acontecer nenhum acidente, para não acontecer nenhuma fatalidade”, destacou.
As palestras seguem até na outra semana. A escola ou outra entidade que tiver interesse pode solicitar a palestra encaminhando um ofício para a EMTT.
Por: Assessoria