Deslizamentos de terras põe em risco moradores da orla de Parintins.
2 de março de 2018Igrejas de Parintins são alvos de furtos
2 de março de 2018Em quatro meses foram registradas seis mortes por afogamento na zona rural do município. As vítimas tinham entre 2 a 13 anos de idade.
Os irmãos Ezequiel Macedo dos Santos, de 13 anos, e Marcos Vinicius Macedo dos Santos, de 7 anos, morreram afogados na comunidade Monte Sinai, região do Distrito do Caburi, na zona rural de Parintins (município distante 369 km de Manaus). O fato ocorreu terça-feira, dia 28, por volta de 12h15.
Segundo relatos de parentes das vítimas, os meninos foram ver a malhadeira da família, acompanhados de um primo (também menor de idade), quando a canoa virou com o trio. Apenas o primo conseguiu se salvar ao se segurar na proa da embarcação. O corpo dos irmãos foram encontrados depois de uma hora por moradores da comunidade.
De acordo com o professor Carlos Piedade, que mora na região, o lago onde aconteceu a tragédia não tem correnteza.
“Segundo relatos de comunitários, o que estava guiando o motor ‘rabeta’ da canoa foi dá reboque, mas se atrapalhou na hora de parar e acabaram afundando. Um fato triste que deixou comovido todo o Caburi e o vizinho Distrito do Mocambo”, relata Carlos.
Outros casos
Em apenas quatros meses, 1 adolescente e 5 crianças morreram afogados nos dois distritos. Uma das vítimas foi o pequeno Fábio Souza, de 9 anos, que se afogou na comunidade São Tomé, do Mocambo. Em novembro do ano passado, outro caso que gerou comoção no município foi a morte de três irmãos, de 2, 4 e 6 anos de idade, que se afogaram com a correnteza enquanto brincavam no rio, em frente a casa da família, também no Distrito Mocambo do Arari.
Alerta
A Marinha e o Corpo de Bombeiros orientam os banhistas e condutores de embarcações (principalmente de pequeno porte), que usem colete salva vidas.
“E no caso de crianças, em balneários, rios e piscinas, todo cuidado é pouco, os pais devem ficar atentos, porque um descuido pode ser fatal”, alerta o Tenente Marimar Marques, comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (3ª CIBM), de Parintins-AM.