Parintinense ganha prêmio de R$ 25 mil do Amazonas da Sorte
26 de agosto de 2022Parintins confirma primeiro caso da varíola dos macacos
27 de agosto de 2022Arnoud Batista, 21, formado em História, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), elaborou o Mapa Arqueológico de Parintins (MapArqPin), que contém localizações e descrições de sítios arqueológicos do município amazonense – distante 369 km de Manaus.
O público pode ter acesso ao mapa – através do site www.gepia.com.br ou por meio da leitura do QR-code.
O MapArqPin foi elaborado por Arnoud Batista, como parte do projeto desenvolvido vinculado ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade do Estado do Amazonas – PAIC/UEA, edição 2021/2022, com bolsa de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM.
De acordo com o jovem, é importante destacar a parceria e apoio de amigos familiares e orientadores para o desenvolvimento do Mapa.
“Acreditamos que esse recurso interativo em muito contribui para repensarmos a presença humana na Amazônia, no Amazonas, em Parintins. É uma frecha para pensarmos nossa História, importância e vivências. É um recurso de livre e fácil manuseio, acessível por celulares, notebook, tablets, etc”, relatou Arnoud.
O que é um sítio arqueológico?
De acordo com a Portaria nº 316, de 4 de novembro de 2019, “Sítio Arqueológico é o local onde se encontram vestígios resultantes de atividades humanas, do período pré-colonial ou histórico, localizados em superfície, subsuperfície ou submersos, passível de contextualização arqueológica”.
Se você encontrar locais com vestígios arqueológicos, não remova ou escave no local. Faça fotos, identifique a localização (comunidade, rio, lago próximo etc) e faça contato com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Superintendência do Amazonas– IPHAN/AM pelo email: iphan-am@iphan.gov.br, descrevendo as informações que possuir, anexando imagens (dos vestígios arqueológicos) para que sejam tomadas as medidas legais.
Caso os vestígios e/ou sítios sejam encontrados no município de Parintins, na área urbana ou rural, você também pode encaminhar um email ao gepia@uea.edu.br com fotos e localização para inserirmos mais este sítio no MapArqPin.