Eleições 2022: Mayra Dias inicia agenda de caminhadas pelo bairro São José
23 de agosto de 2022Sul América de Parintins realiza peneiras visando temporada 2022
23 de agosto de 2022Aconteceu na noite de ontem, 22/08, Dia do Folclore, no auditório da Ufam Parintins, a avant-première do documentário “Nem azul, nem vermelho, Boi Rasgadinho é o boi babadeiro”, contemplado no Prêmio Amazonas Criativo, com direção da jornalista Kelly Sobral e produção de Tucandeira Films, Imaginarioz Produções&Filmes e Amazon Rec.
Completando 12 anos de fundação por meio de brincadeiras privadas entre amigos LGBTQIA+ que tinham receio de se expor, o documentário resgata a história do Boi Rasgadinho por meio dos relatos dos integrantes da agremiação, enfatizando o dia a dia dessas pessoas, principalmente durante os dias que precedem a festa do boi, realizada todo ano duas semanas antes do Festival de Parintins.
A cultura do boi bumbá de Parintins, protagonizada pelos bois Caprichoso e Garantido é destaque em toda a região norte por meio do Festival de Parintins, razão pela qual surgiu diversos bumbás, a exemplo do Boi bumbá Rasgadinho, que por sua vez apresenta alguns diferenciais, sendo um deles o folclore LGBTQIA+ e a cabeça de boi, único elemento presente na indumentária do bumbá.
15 anos do ICSEZ: desde 2007, de portas abertas à comunidade
Fazendo parte da programação de 15 anos do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), sede da Ufam em Parintins, o evento de exibição, que contou com a participação da diretora da instituição, Dra. Sandra Helena, foi realizado como uma noite de cinema, em uma sessão com direito a pipoca e refrigerante para o público.
Sandra Helena, ao prestigiar o evento, parabenizou a produção e a iniciativa de realizar a avant-première no ICSEZ, onde a diretora do documentário Kelly Sobral estudou jornalismo. “É um momento muito importante do curso, ainda mais para os alunos que estão aqui e pensam ‘meu Deus, olha onde a gente pode chegar’, então há uma esperança, uma expectativa, quando a gente vê essa produção toda, então a gente fica muito feliz”, disse a diretora o instituto.
Instalado oficialmente em 24 de setembro de 2007, o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) Parintins, vem promovendo atividades acadêmicas que evidenciam a sua importante participação na vida da comunidade, bem como o maior alcance da educação superior fora da capital Manaus.
Texto: Marcos Butel
Fotos: Melk Sobral