No Largo São Sebastião, público comparece e se emociona na primeira noite do Festival de Parintins
25 de junho de 2022Boi Garantido fecha a segunda noite do Festival de Parintins exaltando a luta, resistência e evolução do “Povo Vermelho da Amazônia”
26 de junho de 2022Abrindo a segunda noite do Festival de Parintins, o Boi Bumbá Caprichoso apresenta a Amazônia-Aldeia: o Brado do Povo
Nesta noite a Figura típica regional é “O Caboclo da Mata”. Para ele, a floresta não é um recurso a ser explorado, mas um ente vivo com o qual as relações são recíprocas e fraternas.
Já a exaltação Folclórica foi representada pelo “Boi Quilombola”. Neste momento, em seus rios da poesia, o Boi Caprichoso retrata o legado sociocultural dos povos africanos na Amazônia.
“Os Trilhos da morte” é lenda amazônica desta noite, que faz permanecer no imaginário das populações do Vale do Guaporé, no estado de Rondônia, impressões sobre o desastre humano que ela representou e histórias de visagens que nunca abandonara os batentes da estrada de ferro engolida pela mata transformada em cemitérios para abrigar os restos mortais dos infelizes aventureiros, que nunca retornaram para suas casas.
A apresentação do boi Caprichoso com Momento Tribal Rito de Resistência “Mulheres-Floresta: As guardiãs da vida”, evidencia a luta de mulheres guerreiras que até hoje inspiram movimentos de empoderamento feminino contra o patriarcado enraizado na sociedade vigente
O Caprichoso se unirá à luta das mulheres indígenas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, que unidas são sentinelas da resistência.