A Associação Regional Lindolfo MonteVerde – ARLMV e Amigos convidam o Povo de Alma Vermelha para juntos fazerem uma grande festa nas ruas da cidade no dia 22 de junho
19 de junho de 2022Bois Mirins protagonizam 3ª noite das Festividades Folclóricas de Parintins
20 de junho de 2022O lançamento livro-reportagem Toada: o canto do Amazonas em versão e-book, ocorre em Parintins(AM) nesta 3ª feira, 21/06, no 2º dia da III Jornada Pan-Amazônica de Folkcomunicação.
Por se tratar da história da música de Boi-Bumbá de Parintins, os autores e a coordenação do evento decidiram promover um sarau. Nele serão apresentados a obra que narra a trajetória da Toada de Boi-Bumbá de Parintins, os compositores que tem suas histórias narradas na obra e as toadas que marcaram a história do Amazonas.
Segundo a jornalista e antropóloga, Carly Anny Barros, autora do livro-reportagem, a versão e-book reúne informações que conseguem apresentar o caminho que a toada fez desde a seu nascimento como versos pequenos que exaltavam a vida de caboclos e pescadores do inicio da brincadeira do Boi-Bumbá de terreiro, passa pelo inicío dos festivais e gravação das fitas k-7, chega na modernidade dos ensaios nos currais e transmissão televisiva, até chegar nos cds, dvds, blu-ray e nas lives dos festival de Parintins, do período da Pandemia.
Compositores consagrados como Chico da Silva, Carlos Paulain, Fred Góes, Adriano Aguiar, Enéas Dias, Silvio Camaleão, Emerson Maia e outros poetas tem suas histórias narradas na obra editada pela Editora Paco, assim como a participação de Zezinho Corrêa e Klinger Araújo na divulgação da Toada para o mundo.
A jornalista conta que a toada tem muitas histórias importantes que precisavam vir à tona. “Procuramos eternizar os momentos mais importantes da Toada e seus compositores nesta obra. O objetivo foi demonstrar como a Toada de Parintins que canta o cotidiano da Ilha, o amor ao Boi e a natureza se consolida como o ritmo genuinamente amazonense. Por meio dessa música e suas letras, o Amazonas de Garantido e Caprichoso, das matas e do povo ribeirinho se descortina para o mundo e faltava uma obra que contasse como se dá esse processo e também eternizasse os compositores das toadas, afinal são desses poetas as ideias que se materializa no festival folclórico”, expõe.
Para o folclorista Ray Santos, co-autor da obra, a toada parintinense é a forma de contar a vida no Amazonas. “A toada é o nosso ritmo, mas é mais do isso, é o jeito que o Parintinense tem para falar das suas matas, do rio e seu banzeiro, do vento, da nossa gente ribeirinha, indígena, afro-amazonense e acima de tudo, de gritar por preservação, já que vivemos um momento de ataque a natureza e àqueles que lutam pela defesa da cultura amazônica. Nesse livro há a possibilidade de contar como a toada faz isso de um modo único, por meio das poesias e musicalidade nativa”, afirma.
Já para o co-autor Telo Pinto, que também é vereador em Parintins, a pesquisa foi a fundo no assunto e a versão e-book permite navegar em outros temas. “A pesquisa começa em 2012, retorna em 2017 e se intensifica na pandemia, por isso consegue trazer vários fatos importantes no mundo da toada. A cultura Parintinense é rica, e a toada apresenta esse caldeirão cultural que vive o parintinense no seu cotidiano, e assim como o mundo se modifica, a toada se modifica, se atualiza, mas não perde sua peculiaridade. A versão e-book apresenta o link que permite ouvir as toadas, ver alguns vídeos como do Klinger Araújo fazendo a Xuxa dançar a toada, as informações da pandemia, dentre outras coisas”, conta.
O livro-reportagem físico também será lançado em Manaus, em agosto, em data e local a ser definido. Contudo já é possível adquirir os exemplares físico e e-book nas livrarias especializadas como https://www.pacolivros.com.br/toada-o-canto-do-amazonas, e https://www.tocalivros.com/audiolivro/toada-o-canto-do-amazonas-carly-anny-barros-telo-pinto-ray-paco-e-littera
O lançamento inicia as 17:30 hs, no auditório da Universidade Federal do Amazonas- UFAM, Campus Parintins e é aberto ao público.
Por: Assessoria