Moradores da rua 8 do Bairro Paulo Corrêa fazem apelo para Babá Tupinambá sobre falta de limpeza na via
26 de maio de 2022Copa Despertar de Futsal tem rodada decisiva neste final de semana
27 de maio de 2022Sob orientação da professora Fátima Guedes, o Círculo Sagrado de Saúde, estratégia da Teia de Educação Ambiental e Interação em Agrofloresta retomou as atividades nesta quinta-feira, 26 de maio, com uma roda de conversa sobre Vigilância Popular em Saúde, tendo como tema: alimentação saudável. O encontro aconteceu no Cóio das Utopias, bairro Tonzinho Saunier.
Alimentação, comida, saúde, doença, remédio, o amor pela vida e a teoria de Hipócrates: “Que teu alimento seja teu remédio…” foram palavras e reflexões para o despertar dos conceitos básicos de saúde: autoconsciência, autoeducação, autorresponsabilidade e autocuidado direcionados aos presentes, com apresentação de plantas medicinais, amostras de chás e informações de novos hábitos para perda de peso e conquista de saúde.
“A sabedoria cósmica nos traz uma iluminação: a necessidade de dialogar com as pessoas que nos procuram precisando reconquistar saúde, restabelecer o equilíbrio. Assim, realizamos hoje, uma roda de conversa para trabalhar a questão da alimentação saudável que é o princípio básico da conquista da nossa saúde, do equilíbrio e do bem-estar”, destaca a professora Fátima Guedes.
Sobre a importância do retorno das atividades, a professora avalia que “foi muito bom esse momento, pois surgiram muitas outras idéias que vão fortalecer também as rodas de conversa, na perspectiva Vigilância Popular em Saúde, que é um caminho que a sociedade, a comunidade precisa buscar para conduzir a saúde popular, a saúde social que Parintins está precisando”.
O encontro tem a coordenação da TEIA, Articulação Parintins Cidadã, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde.
Texto: Kedson Silva
Foto: Floriano Lins