“Espaço Azul Parintins”: Projeto prevê a implantação de Salas de Integração Sensorial em escolas, unidades de saúde e espaços públicos

_O objetivo é garantir acolhimento e acessibilidade a pessoas com TEA, TDAH e outras condições_

//

Na sessão da última segunda-feira (15), o vereador Babá Tupinambá (PP) apresentou na Câmara Municipal de Parintins um Projeto de Lei que prevê a criação da “Sala de Integração Sensorial”, denominada “Espaço Azul Parintins”. A iniciativa é voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras condições neurodiversas, com o objetivo de oferecer ambientes adequados para regulação sensorial e bem-estar.

O projeto estabelece que o “Espaço Azul Parintins” seja implantado em escolas públicas e privadas, unidades de saúde, como UBS, além de espaços públicos ou privados de uso coletivo, centros culturais, ginásios, bibliotecas e locais de grande circulação.
Outro ponto destacado pelo vereador, no projeto é a presença de profissionais capacitados, como terapeutas ocupacionais, psicólogos ou especialistas, preparados para auxiliar em situações de crise sensorial.

Para Babá Tupinambá, a aprovação do projeto representa “um passo importante para garantir a inclusão, o respeito e a dignidade das pessoas neurodiversas em Parintins”, reforçando o compromisso do Legislativo com políticas públicas voltadas à acessibilidade e à qualidade de vida da população.

Foto: divulgação IAPIN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!