Lula inaugura Centro de Cooperação da PF em Manaus para combater crime organizado na Amazônia

Estrutura na capital amazonense será a base federal de operações contra facções que usam os rios da região como rotas para o tráfico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (9), da inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCIP), no bairro Dom Pedro, zona Oeste de Manaus. Lula chegou ao local por volta das 11h, acompanhado de sua equipe e do senador Omar Aziz (PSD), aliado do petista no Amazonas.

A unidade é considerada a principal aposta do governo federal para conter as facções criminosas que atuam na região, utilizando os rios como rotas do tráfico e se financiando com o lucro de atividades ilegais, como garimpo e desmatamento.

Durante coletiva realizada na segunda-feira (8), o Diretor de Amazônia da Polícia Federal, delegado Humberto Freire, destacou a estratégia de atuação. “A prioridade é realmente a gente enfrentar o crime organizado, atingindo-o naquilo que lhe é mais caro, o poder financeiro. O crime organizado tem se dedicado muito ao crime ambiental. Hoje, é a terceira atividade criminosa mais rentável do planeta”, disse.

Além do senador Omar Aziz, a cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza (Avante). O governador Wilson Lima (União) não compareceu, por estar cumprindo agenda no interior do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *