Associação Cultural das Pastorinhas de Parintins (ACPP) encerra ciclo natalino com Queima das Palhinhas
10 de janeiro de 2022Márcia Baranda faz parceria com Instituto que incentiva doação de perucas a mulheres com câncer e escalpeladas
10 de janeiro de 2022O Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia – NETAM, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, na cidade de Parintins, liderado pelo professor Dr. Estevan Bartoli, tem por objetivo agregar pesquisadores que se preocupam com o desenvolvimento territorial a partir de pesquisas com enfoque na geografia e outros campos do saber. Nos últimos anos o NETAM tem realizado publicações em diversos periódicos e opta pela divulgação da produção de ciência através do canal no Youtube, que apresenta vídeos com resultados de pesquisas realizadas na Amazônia Ocidental, principalmente na sub-região do baixo Amazonas.
“Esses vídeos que estão no canal são resultados da minha tese de doutorado e estudos posteriores, mas já estamos trabalhando para criar outros vídeos, então eles tratam dos pescadores urbanos, carpintaria naval entre outros assuntos que você pode encontrar lá. Seria esse o quesito que para se entender Parintins, considerar que existe uma multiplicidade de rede de atores que conseguem ordenar o território. Mas o mais interessante é que essa rede de atores pertence a economia popular, mesmo tendo relação muito intensa com o capital mercantil, possuem enorme densidade de relações econômicas, culturais, identitárias e remodelam a natureza.
Grandes comerciantes que compram barato e vendem caro acabam explorando essas redes de sujeito, e essa economia popular tem uma flexibilidade, criatividade e uma resistência muito grande. Então essa economia popular é muito importante para ordenar o território, ela tem que ser conhecida, ela tem que ser descrita, analisada, quantificada pra gente poder pensar a economia de Parintins. O setor mais importante da economia de Parintins é a economia popular informal, que eu chamo de urbano-ribeirinha”, relata o coordenador do núcleo de estudos.
O NETAM trabalha com questões que envolvem o processo de urbanização relacionado com os ambientes rurais e como esses dois ambientes se complementam, se sobrepõe e se interpenetram mesmo apresentando diferenças latentes. Segundo Estevan Bartoli, o núcleo também tenta fazer o máximo de pesquisas possíveis que englobam orientações de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Programa de Apoio à Iniciação Científica – PAIC e teses de Doutorado.
Algumas das últimas publicações podem ser encontradas no currículo Lattes do coordenador professor Estevan Bartoli:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211792Y6
Abaixo estão os vídeos do canal para você conhecer um pouco dessas pesquisas: