Jovem diagnosticado com câncer pede ajuda financeira para vencer a doença
1 de setembro de 2021Parintins faz investigação epidemiológica em região com registros de rabdomiólise
2 de setembro de 2021Secretaria Municipal de Saúde, de Maués, faz um alerta à população para que consuma apenas peixes conservados de forma adequada e com higiene. A paciente de 71 anos, que encontra-se em quadro estável, disse que fez a ingestão de pacú (Foto: Liam Cavalcante)
O Hospital Raimunda Francisca Dinelli (Dona Mundiquinha) confirmou hoje (1° de setembro) a primeira paciente internada com Rabdomiólise. De acordo com a prefeitura do município, a paciente de 71 anos, que encontra-se em quadro estável, disse que fez a ingestão de peixe da especie pacú no horário do almoço no dia 31 de agosto de 2021, às 11h, aparecendo os primeiros sintomas às 13h, sendo estes: mialgia intensa, fraqueza generalizada, dor nas costas e abdominal.
Devido o primeiro caso da doença no Município, a Prefeitura de Maués, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população para que consuma apenas peixes conservados de forma adequada e com higiene.
Lembrando que a rabdomiólise é uma síndrome associada à doença de Haff, conhecida como a doença da urina preta, após o consumo de peixes mal conservados.