Projetos de proteção social são retomados em Barreirinha
13 de abril de 2021Vereador Babá Tupinambá indica Revitalização Ambiental da Lagoa Azul
13 de abril de 2021Na tarde desta segunda-feira (12), a praia da “Ponta das Pedras”, ponto turístico do município e de grande presença de público, foi o primeiro local público a ter energia sustentável por meio da instalação de painéis fotovoltaicos. Em época da cheia dos rios, o local fica totalmente submerso, deixando os postes de iluminação submersos. Outro local de grande presença de público e de risco de descarga elétrica é a Praia da Liberdade, que também vai receber as luminárias. Por enquanto, serão 10 luminárias de LED instaladas.
O sistema funciona pela captação de energia dos painéis individuais, que durante todo o dia recebem luz solar e a transforma em energia elétrica. A carga é transferida para a bateria, que aciona a luminária de lâmpadas de LED acopladas aos braços metálicos do poste.
Em dias de sol o abastecimento é maior que nos dias em que ele não aparece, mas basta ter claridade para funcionar. Quando escurece o sensor faz com que as luzes se acendam automaticamente. Cada lâmpada de LED ilumina o equivalente a uma lâmpada convencional de 250 watts.
De acordo com a prefeita, Marina Pandolfo, a iniciativa é para diminuir os riscos de acidentes e uma forma de aproveitar o calor amazônico para gerar energia sustentável.
Assessoria de comunicação PMN
Fotos: Divulgação